
Em mais uma edição de Prestação de Contas da Prefeitura de Jundiaí, os moradores da Vila Rio Branco receberam detalhes sobre os investimentos realizados na região e as expectativas. Este modelo de apresentação das ações municipais ocorre desde 2017 com o objetivo de promover o diálogo entre moradores, gestores e prefeito. O encontro ocorreu na noite da última quarta-feira (16), na Emeb Vereador José Pedro Raymundo.
O prefeito Luiz Fernando Machado esteve no encontro e enumerou as conquistas, recebendo sugestões e opinião dos munícipes. “Fizemos e estamos fazendo vários investimentos na região da Vila Rio Branco. O Complexo Esportivo Pedro Raymundo já teve a troca de piso do ginásio e está recebendo a construção de vestiários e rampas de acessibilidade; 6 mil metros de vias do bairro receberam o recapeamento e ainda temos o projeto para a construção da Nova UBS Vila Rio Branco, num prédio de 500 metros quadrados. Para esse investimento estamos em busca de recursos, – possivelmente de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIVs) -, para a realização; sem contar os investimentos feitos nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) da região, que receberam manutenções corretivas e está em construção a maior unidade da rede, a EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas”, detalha.
A reversão do processo de dívidas e o equilíbrio financeiro também foram pautas do encontro. O prefeito destacou dados da saúde, no Hospital São Vicente e na Educação. “As dívidas herdadas foram equacionadas ao longo do tempo. Tivemos de fazer escolhas, como priorizar o pagamento do vale-alimentação dos servidores e o 13º do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), ao custo de economias em contratos. Conseguimos regularizar a situação e investir, mas sabemos que há mais avanços a ser conquistados”, destacou.
[tdj-leia-tambem]
Sebastião Gonçalves Granado, aposentado de 66 anos, entende o evento como de extrema importância. “Fiquei muito satisfeito pois fiquei sabendo sobre os investimentos que são previstos para a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a ampliação dos exames laboratoriais, que era a minha dúvida”, comentou.
Edmilson Massagardi, 53 anos, comerciante, aproveitou a oportunidade para sugerir sobre ações no Hospital São Vicente, especialmente na questão de financiamento por outras cidades da região. “Eu entendo que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja universal, mas se os outros municípios usam aqui, devem ajudar no custeio. Jundiaí não pode arcar sozinha com o atendimento e financiamento para outras cidades. Já que o governo federal não faz o custeio adequado, quem usa, deve também pagar”, analisou. A unidade hospitalar tem custo mensal de R$ 200 milhões por ano, sendo R$ 160 milhões custeados inteiramente por Jundiaí.
Aposentada e moradora na região da Vila Rio Branco, Fátima de Lima, elogiou a iniciativa. “É muito importante ter a oportunidade de conversar com o Prefeito no nosso bairro e saber, a partir dele, das ações que estão sendo realizadas aqui. Aproveitei a oportunidade para fazer uma sugestão ao Prefeito, para que desenvolva um projeto igual ao do Hospital São Vicente (Acolha um Quarto, Conforte Vidas), para as UBSs. Assim, a prefeitura arcaria com os recursos humanos, e a iniciativa privada, com a estrutura”, explicou.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		