
Os alunos dos 4ºs e 5ºs anos da EMEB Aparecido Garcia, participaram da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras 2022 e foram medalhas de prata e ouro na etapa nacional. O feito confirma bons resultados do programa Escola Inovadora.
Em 2019, a escola localizada na Vila Maringá viajou para a China – junto com alunos da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas. Lá, representaram Jundiaí na etapa Internacional. Voltaram para casa com as medalhas de bronze e de honra ao mérito na mala. Neste ano, por conta das restrições da pandemia do Covid-19, não será possível avançar para a próxima fase.
Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a conquista coloca a educação de Jundiaí, mais uma vez em destaque.
“Em 2019 voltamos com medalhas. Nos alegramos com a conquista nacional, como a única escola de Jundiaí a receber ouro na olimpíada. Jundiaí se destaca cada vez mais como a cidade das crianças por meio de medidas práticas que ganham reconhecimento mundial”, explica.
Valorizando o trabalho em grupo, a Olimpíada acontece com muita parceria entre os competidores. A classe discute o gabarito final e precisa ter aprovação de todos. Os bons resultados só foram possíveis com a união de aluno e professor, que durante todo o processo de preparação, foram importantes para auxiliá-los na solução das dúvidas.
A conquista incentiva e traz ânimo para a dedicação dos alunos no seu desempenho escolar, e a preparação para a prova é feita durante todo o ano pela professora de matemática, Cristiane Iscaro Bonardi por meio de provas e desafios relacionados a questões anteriores.
“A prova é diferente do que os alunos estão acostumados, ela é mais de raciocínio lógico e precisa justificar aquilo que você pensou e assinalou como resposta”, explica a professora.
“Estamos muito orgulhosos dos nossos alunos e equipe pedagógica, que juntos, trouxeram para a cidade mais uma medalha na Olimpíada sem Fronteiras. As crianças se dedicaram, e estavam ansiosas com o resultado. A gestão tem na Educação, um dos pilares para a formação de nossas crianças, valorizando e desenvolvendo suas potencialidades”, destaca a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques.

[tdj-leia-tambem]