Emeb Vila Hortolândia. (Foto: Divulgação)
Emeb Vila Hortolândia. (Foto: Divulgação)

A obra da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia, entra na fase de acabamento do prédio e tem previsão de entrega para o início do ano letivo de 2021. O investimento total na obra é estimado em R$ 12 milhões com 4,7 mil metros quadrados. 

A construção está com 70% das obras realizadas e contará com 20 salas de aula, um laboratório de ciências e um laboratório de artes, quadra coberta, quadra descoberta e estacionamento. 

Atualmente a obra está na fase de execução de alvenaria, revestimentos e acabamentos, sendo que a licitação realizada para conclusão da obra está com prazo de conclusão previsto para fevereiro de 2021. 

“Esse é um prédio moderno, elaborado com base nas indicações das crianças, que participaram da concepção com sugestões sobre o que gostariam de ter na escola”, explica a gestora da Unidade de Gestão de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Escola Inovadora

Os três pavimentos da unidade serão modelos para a cidade, com a adoção de dispositivos ecológicos e a interação com a natureza, direcionada pela Escola Inovadora, conforme projeto idealizado pelas crianças, estudantes da unidade, que participaram da confecção do projeto da unidade escolar, conforme preconiza as diretrizes da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças. 

A escola vai contar com sistema de ar condicionado, elevador, circuito interno de vigilância, rede de água de reuso – complementos e interligação das águas de chuva dos telhados, captadas e direcionadas para tanques, parte desse volume será lançado na rede pública após o pico das chuvas, sendo o volume acondicionado tratado e utilizado para a rega e manutenção externa.