
As crianças das Escolas Municipais de Jundiaí estão, ao longo das primeiras semanas de dezembro, realizando atividades alusivas ao encerramento do ano letivo de 2020. Ano marcado pela pandemia da Covid-19 e adequações no sistema didático, o formato da atividade foi modificado para se adequar à realidade das famílias.
Na EMEB Brígida Gatto Rodrigues, no Jardim Bonfiglioli, por exemplo, foi feito um ‘drive-thru’ com entrega de lembranças elaboradas pela equipe da unidade. A pequena Laura Herman de Moraes (3), ficou animada com a ida à escola, mesmo sendo a visita feita no carro.
“A Laura estava bem ansiosa. Eu contei para ela hoje que íamos até a escola buscar uma lembrancinha que a professora tinha feito para ela. Expliquei que hoje era um ‘drive-thru da saudade’. Que ela ia ver do carro todos da escolinha. Que não ia poder tirar a máscara e do carro ia pegar o presente, Ela ficou muito feliz”, contou a mãe, Raquel Cristine Herman de Moraes.
Para a diretora da EMEB, que atende crianças entre 4 meses a 3 anos, Claudia de Oliveira Campos Souza, a ação pretende levar um pouco da escola para a casa das crianças. “Nosso objetivo era rever as crianças, as famílias e entregar algo físico para elas, que pudessem tocar. Tudo foi feito com todo o cuidado necessário. Fizemos em sistema drive. Cada grupo recebeu uma cada grupo recebeu uma lembrança, sendo elas um cesto dos tesouros, uma caixa com toquinhos de madeira e uma caixa com elementos da natureza”, explica a diretora, lembrando que a unidade está ligada ao bosque disponível no bairro.
Outras ações
Além disso, em outras EMEBs, o encerramento foi feito com visitação, organizada em micro-grupos, garantindo a segurança sanitária exigida pela pandemia. De acordo com a diretora da EMEB Antonio Brunholi Netto, do Jardim Santa Rita, Liane Rizzatto, a passagem pela escola é importante para as crianças e suas famílias.
“As crianças chegam grudadinhas com suas famílias, mas depois reconhecem o espaço, as educadoras, brincam e interagem como parte que são desse lugar e dessa comunidade. Tudo foi feito seguindo os protocolos sanitários, o espaçamento necessário e com horários agendados e definidos para cada estudante”, comenta.
Dessa forma, cada unidade desenvolveu uma ação que mais se adequa aos estudantes e suas famílias. Segundo a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE) Vastí Ferrari Marques as ações demonstram todo o carinho e compromisso da Educação de Jundiaí e a Escola Inovadora, que proporciona ambiente de desenvolvimento educacional pioneiro numa parceria com as famílias. São gestos específicos à realidade de cada unidade escolar, como perfil dos estudantes. Isso ficará guardado na lembrança de todos”, comenta.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		