Jundiaí é uma das melhores cidades do país para empreender
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí é uma das melhores cidades do país para empreender

O município está na 12ª colocação das melhores cidades brasileiras para empreender, à frente de capitais como Porto Alegre, Belo Horizonte e Manaus.  

Published

on

Atualizado há

Jundiaí está em ranking de melhores empresas para se empreender no Brasil
Jundiaí é destaque novamente em rankings de cidades empreendedoras (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A vocação empreendedora e o ambiente favorável aos negócios colocam Jundiaí, mais uma vez, em destaque no cenário nacional. Em ranking divulgado pelo Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o município está na 12ª colocação das melhores cidades brasileiras para empreender, à frente de capitais como Porto Alegre, Belo Horizonte e Manaus.  

O destaque é ainda mais evidente em âmbito estadual. Entre as cidades paulistas, Jundiaí ocupa a terceira colocação, à frente de São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Campinas e Sorocaba, e atrás apenas de São Paulo e Osasco.

“Em Jundiaí, o Poder Público é muito próximo da iniciativa privada e essa sinergia cria condições favoráveis aos negócios. Além disso, somos privilegiados logisticamente, com as principais rodovias, ferrovias e aeroportos do país muito próximos da gente. Esses fatores contribuem para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento econômico da cidade. O reflexo é o resultado positivo nos principais rankings do país anualmente”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.

O resultado é baseado em sete indicadores: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora. A cidade ter maior destaque na categoria mercado, ocupando a 2ª posição nacional. O indicador mede os índices de desenvolvimento econômico e clientes potenciais.

“Jundiaí tem nos empreendedores um dos principais motores para alavancar o desenvolvimento econômico e, por isso, não mede esforços para incentivar o empreendedorismo e a geração de emprego e renda. Nos últimos anos, com a desburocratização e demais ações da administração, aumentamos o número de empresas de todos os portes na cidade”, comenta o Gestor de Governo e Finanças, Jones Martins, que lembrou ainda que Jundiaí tem o 18º PIB nacional e o 7º PIB do Estado.

Jundiaí Empreendedora

O Espaço Jundiaí Empreendedora, localizado no Maxi Shopping, conta com diversos serviços voltados aos empreendedores e para a geração de emprego e renda, como consultorias, banco de vagas de empregos das empresas da cidade.

Os empreendedores ainda têm a oportunidade de expor os seus produtos na FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços). A sexta edição acontecerá nos dias 23, 24, 25, 30, 31 de agosto e 1 de setembro, no parque Comendador Antônio Carbonari.

Jundiaí

ACE Jundiaí encerra ciclo de reuniões com pré-candidatos à prefeitura da cidade

No último encontro, Associação recebeu Ricardo Bocalon (PSB) e Silas Feitosa (PRTB)

Published

on

ACE Jundiaí encerra ciclo de reuniões com pré-candidatos a prefeito
Foto: ACE Jundiaí/Divulgação

A ACE Jundiaí concluiu uma série de reuniões durante o mês de julho com os pré-candidatos à prefeitura da cidade. Esse ciclo de encontros teve como objetivo proporcionar um espaço para a apresentação das propostas de governo e responder a perguntas dos representantes da Associação Comercial Empresarial, incluindo diretoria, conselheiros, grupos de negócios e núcleos empresariais. Participação dos pré-candidatos A…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí tem queda de índice de gravidez na adolescência nos últimos cinco anos

A Prefeitura de Jundiaí oferece acompanhamento às adolescentes grávidas, com equipe de pré-natal e, quando necessário, equipes multidisciplinares para suporte psicossocial.

Published

on

Jundiaí registra queda de gravidez na adolescência
Foto: Canva

Baseada em dados dos últimos cinco anos, Jundiaí registrou queda de gravidez na adolescência. A informação é da Secretaria de Saúde da cidade. Analisando os dados por faixas etárias, observa-se a diminuição em todos os grupos: Entre 2019 e 2021, seis adolescentes de 13 anos deram à luz. Já entre 14 e 16 anos, a queda foi mais expressiva, com…

Continue Reading

Jundiaí

Temperaturas começam a subir com dias ensolarados em Jundiaí; confira a previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para essa semana.

Published

on

Previsão do tempo mostra sol em céu azul com poucas nuvens
Foto: Canva

Nesta semana, as temperaturas devem começar a subir em Jundiaí, com previsão do tempo mostrando máxima de 27°C e dias ensolarados. Ainda assim, de acordo com o Climatempo, as mínimas devem ficar entre 12°C e 13°C, então os dias ainda terão períodos frios. Confira a previsão do tempo para Jundiaí nesta semana: Segunda-feira (22) - Sol o dia todo sem…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí é líder em Bem-Estar em ranking de Índice de Progresso Social

A categoria “Fundamentos do Bem-Estar” engloba indicadores como educação básica, infraestrutura, saúde, expectativa de vida e qualidade do meio ambiente.

Published

on

Jundiaí aérea
A cidade se destaca entre cidades de 200 a 500 mil habitantes do Brasil no Índice de Progresso Social (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A cidade de Jundiaí se destaca como referência em desenvolvimento social no Brasil, figurando na 9ª posição no ranking do Índice de Progresso Social (IPS) entre municípios com população entre 200 e 500 mil habitantes. O estudo, realizado pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí recebe acervo de 5 mil itens para preservação à memória da ferrovia

O acervo inclui peças em exposição no Museu dos Ferroviários, documentos históricos e 12 veículos, entre locomotivas e vagões, situados no Espaço Expressa.

Published

on

Jundiaí recebe acervo de 5 mil itens para preservação da memória da ferrovia
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí celebra a cessão de posse ao Município de um acervo ferroviário de grande importância histórica e cultural. A conquista, resultado de uma solicitação da Prefeitura feita em 2017, representa um passo fundamental para a preservação da memória da ferrovia na cidade, no estado e no país. O acervo, composto por cerca…

Continue Reading
Advertisement