
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SMDECT), deu mais um passo no fortalecimento do Programa Desenvolve+. O destaque agora é para o eixo Emprega+, voltado à empregabilidade, à inclusão produtiva e à qualificação da mão de obra local em parceria com empresas e instituições de ensino.
O objetivo é claro: conectar trabalhadores e empregadores, reduzir o tempo de recolocação profissional e ampliar o acesso da população ao mercado de trabalho. Além da intermediação de vagas, a iniciativa prioriza políticas inclusivas, abrindo espaço para jovens, mulheres, pessoas 50+, PcDs e grupos em situação de vulnerabilidade.
Inclusão e desenvolvimento humano
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser, a proposta alia crescimento econômico à valorização das pessoas.
“O Emprega+ é um dos pilares mais importantes do Desenvolve+, porque conecta oportunidades reais às pessoas, promove inclusão produtiva e garante que o crescimento de Jundiaí aconteça com qualidade de vida e geração de renda para todos”, afirmou.
Entre as iniciativas do eixo estão:
- Emprego da Gente nos Bairros, que mensalmente leva vagas de emprego e qualificação às comunidades, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e a TVTEC Jundiaí;
- Ações de Empregabilidade nos CRAS, que aproximam oportunidades das famílias atendidas pela rede socioassistencial, com apoio da UGADS;
- Inclusão Produtiva de Pessoas com Deficiência (PcD), área em que Jundiaí já se destaca, ocupando a 8ª posição no Estado de São Paulo em contratações, segundo o Novo CAGED.
A diretora de Comércio e Serviços, Cida Gibrail, reforça o caráter social da iniciativa. “Estamos ampliando o acesso da população às vagas de emprego, com atenção especial aos grupos em vulnerabilidade. O Emprega+ tem a missão de aproximar as empresas dos trabalhadores e criar condições para que mais pessoas tenham acesso ao mercado formal”, destacou.
Apoio também para MEIs
O Emprega+ também se conecta ao eixo +Negócios, oferecendo suporte a microempreendedores individuais (MEIs) que desejam contratar funcionários.
Para a secretária adjunta da SMDECT e responsável pelo eixo +Negócios, Bruna Lazarini, o apoio é essencial para ampliar o impacto.
“É essencial para impulsionar o crescimento de Jundiaí, não apenas conectando trabalhadores a oportunidades, mas também auxiliando os microempreendedores individuais (MEIs) da cidade a expandirem seus negócios e gerarem mais empregos. Estamos criando um ambiente propício para o desenvolvimento local e a inclusão produtiva, garantindo que todos tenham acesso às mesmas oportunidades”, afirmou.
Hub de desenvolvimento local
Todas essas ações se concentram no Portal Jundiaí Empreendedora e no Espaço Jundiaí Empreendedora, localizado no Maxi Shopping (piso G3). O local funciona como um verdadeiro hub de desenvolvimento, reunindo inovação, negócios, qualificação, startups, serviços para empresas e atendimento gratuito e humanizado para trabalhadores e empreendedores.
[tdj-leia-tambem]