
O programa Emprego Apoiado da APAE de Jundiaí encerrou o semestre com um encontro especial na terça-feira (2), reunindo os jovens participantes, seus responsáveis e equipe do programa. O evento foi marcado por novidades e histórias inspiradoras que reforçam o compromisso da APAE de Jundiaí com a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência intelectual.
De acordo com a entidade, a partir de agosto, quando retornam das férias, os encontros do programa Emprego Apoiado passarão a ser semanais, ao invés de quinzenais como no primeiro semestre. Essa mudança visa intensificar o acompanhamento e a preparação dos jovens para o mercado de trabalho, conforme explicou a coordenadora de Assistência Social da APAE Jundiaí, Adriana Lourenço de Almeida Azevedo. “Estamos ampliando a frequência dos encontros para melhorar o atendimento e a preparação deles para o mercado de trabalho”.
Empregabilidade com a APAE de Jundiaí
O encontro contou com a participação de representantes do Espaço Jundiaí Empreendedora, que trouxeram informações valiosas sobre empregabilidade, empreendedorismo e as vagas disponíveis no site Jundiaí Empreendedora. Atualmente, o site conta com 116 vagas abertas para pessoas com deficiência, em diversas áreas.

A equipe do Jundiaí Empreendedora também apresentou a oportunidade de consultoria do Programa Emprego Apoiado para empresas que desejam contratar pessoas com deficiência. A consultoria garante o acompanhamento e suporte necessários para a inclusão social e profissional dos colaboradores, além de auxiliar as empresas no cumprimento da legislação sobre cotas.
Preparação para o mercado de trabalho
O programa Emprego Apoiado oferece aos jovens diversas atividades para prepará-los para o mercado de trabalho, como vivência de entrevista com profissional de RH, elaboração de currículo e atendimentos individuais para identificação de habilidades e potencialidades. No segundo semestre, a proposta é intensificar ainda mais essa preparação, com vivências em ambientes de trabalho, visitas em empresas e participação em processos seletivos.

Diogo de Carli, ex-aluno da APAE e hoje empreendedor de sucesso, emocionou os presentes ao compartilhar sua história de superação e conquistas. Diogo, que tem sequela de paralisia cerebral, frequentou a APAE de Jundiaí desde o primeiro ano de vida e recebeu todo o apoio necessário para se desenvolver e alcançar seus objetivos.
Ele trabalhou em uma empresa por 12 anos, chegou a ser gestor e até mesmo palestrante. “Acreditei em mim mesmo e isso foi o grande diferencial para a minha vida. A APAE foi a minha base para ter contato social com outras pessoas e esse foi um divisor de águas na minha vida”, completou.
[tdj-leia-tambem]