Agente de saúde em ferro-velho.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em meio ao crescente número de casos de dengue na cidade de Jundiaí (SP), empresas e comércios locais se unem à Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) para intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

A iniciativa visa não apenas eliminar possíveis criadouros do mosquito em estabelecimentos comerciais, mas também conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção da doença.

[tdj-leia-tambem]

Vistorias e treinamentos em pontos estratégicos

A VISAM, órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), tem intensificado as vistorias em Pontos Estratégicos (PEs), locais considerados de alto risco para a proliferação do mosquito, como autopeças, comércios de recicláveis, borracharias, floriculturas, ferros-velhos e indústrias.

Além das vistorias, a VISAM promove treinamentos para proprietários e responsáveis por esses estabelecimentos, abordando temas como:

  • Arboviroses: causas, sintomas e prevenção;
  • Resolução Estadual e Código Sanitário Estadual: normas e regulamentações para o controle da dengue;
  • Boas práticas para eliminar criadouros do mosquito.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3

“Engajamento de todos é fundamental”, afirma coordenador da VISAM

“Essas atividades integram o nosso trabalho permanente de controle das arboviroses, assim como as vistorias nesses locais, oriundas de denúncias por meio do canal 156. Devido ao atual cenário epidemiológico, todas as ações foram ampliadas para evitarmos a dispersão do mosquito”, explica o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.

O coordenador reforça a importância da colaboração de todos os setores da sociedade no combate à dengue: “É fundamental ser efetuada a limpeza e manutenção dos espaços, removendo qualquer água parada de recipientes como vasos de plantas, calhas, caixas d’água, pneus velhos, entre tantos outros objetos. A manutenção das áreas verdes é outro ponto que requer atenção. Os estabelecimentos também devem incentivar os colaboradores a adotarem as medidas preventivas em seus ambientes de trabalho e em seus lares. Somente com o engajamento de todos, conseguiremos reduzir os casos de dengue na cidade”.

Cenário da dengue em Jundiaí

O último Boletim de Arboviroses divulgado pela VISAM aponta que Jundiaí acumula 1.666 casos de dengue este ano, sendo 1.593 autóctones e 73 importados. Os bairros com maior número de ocorrências são:

  • Novo Horizonte: 258 casos
  • Residencial Jundiaí: 229 casos
  • Almerinda Chaves: 143 casos
  • Tulipas: 94 casos
  • Alvorada: 74 casos
  • Jardim Tamoio: 60 casos

Desde janeiro, a Prefeitura de Jundiaí tem intensificado as ações de combate à dengue, com o objetivo de conter a proliferação do mosquito e proteger a população.

Medidas preventivas para empresas e comércios

  • Eliminar água parada de recipientes como vasos de plantas, calhas, caixas d’água, pneus velhos e outros objetos
  • Manter a limpeza e manutenção de áreas verdes
  • Incentivar os colaboradores a adotarem medidas preventivas em seus ambientes de trabalho e em seus lares

A colaboração de empresas e comércios é fundamental para o sucesso das ações de combate à dengue em Jundiaí. Juntos, podemos proteger a saúde da nossa comunidade.