
O 2º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias em Jundiaí proporcionou uma rica experiência para participantes de diversas cidades brasileiras. Uma das principais atividades foi a visita técnica a equipamentos públicos de Jundiaí, referência em políticas públicas para a infância.
Durante a visita, os participantes puderam conhecer de perto a estrutura física e pedagógica de unidades escolares, de saúde e áreas de lazer da cidade. Na Emeb Clotilde Copelli de Miranda, por exemplo, os visitantes conheceram a proposta de protagonismo infantil, que oferece um ambiente rico em estímulos para a aprendizagem e o desenvolvimento.
“É sempre com alegria que recebemos as caravanas em nossa unidade porque mostra que nosso trabalho está sendo reconhecido e propagado”, afirmou a diretora Eliane Krieger. A escola, que atende crianças de 4 meses a 5 anos, conta com horta, bosque, circuito livre e biblioteca, proporcionando um espaço lúdico e educativo para as crianças.

Troca de experiências e inspiração
Para os participantes, o 2º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias tem sido uma oportunidade única para trocar experiências e buscar novas ideias para implementar em suas próprias cidades. Consuelo Almeida, representante da Secretaria Municipal de Salvador, destacou a importância da visita. “Aqui percebemos que cada detalhe foi pensado nas crianças desde o trânsito até a escola, com certeza temos bons exemplos para levar para Salvador.”
A visita à Área da Infância do Jardim Santa Gertrudes também foi um destaque, mostrando como os espaços públicos podem ser transformados em ambientes mais acolhedores e estimulantes para crianças e adultos.

Programação do 2º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças continua
Nesta quarta (14) o Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças continua a partir das 8h30, no Teatro Polytheama com a mesa “Autonomia, desemparedamento e reais conexões” com educadores. O evento irá contar com a presença do poeta André Gravatá (palestrante) e a mediadora Cice Galoro.
Na ocasião haverá a presença do idealizador do conceito e das Redes de Cidades das Crianças, Francesco Tonucci e do coral dos estudantes da Emeb Luzia Francisca de Souza Martins.
A programação completa pode ser conferida no site https://jundiai.sp.gov.br/2o-encontro-brasileiro-cidades-das-criancas-e-forum-internacional-das-infancias-2024
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		