Ariana Sgarioni enóloga da Adega Beraldo Di Cale
Foto: Arquivo Pessoal

Jundiaí é famosa pela produção de uvas e vinhos e conta com diversas vinícolas. A Adega Beraldo di Cale, vinícola com mais de 20 anos de tradição, vem se destacando pelos investimentos na qualidade da bebida produzida, e recentemente teve sua enóloga, Ariana Sgarioni, apontada como uma das promessas da enologia brasileira.

Enólogo é o profissional responsável pela elaboração dos vinhos, desde os cuidados com a uva até o engarrafamento da bebida. O Portal Brasil de Vinhos – site especializado em vinícolas e vinhos brasileiros, consultou os mais renomados enólogos do Brasil para saber quais os nomes mais promissores da nova geração da enologia brasileira. A lista, disponível no portal, indicou a jundiaiense como um dos destaques.

Ariana, faz parte da quarta geração da família, e é responsável pela produção de todos os vinhos da Adega Beraldo di Cale. É também presidente da Associação Paulista dos Produtores de Uva, Vinho e Derivados – Vitis Paulista, e foi presidente da Câmara Setorial da Uva e do Vinho do Estado de São Paulo. Além disso, em parceria com o marido, está à frente da empresa Enoconexão, que comercializa uva e ministra cursos e eventos sobre a produção de vinhos.

A enóloga, formada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, conta que trabalhar com vinho sempre foi seu desejo, desde a infância. “A enologia sempre foi uma certeza para mim. Sempre quis estudar e trabalhar com vinhos. Acredito que esse desejo seja vinculado à minha família, tanto materna quanto paterna, que sempre tiveram a uva e o vinho como trabalho e fonte de sustento”.

Edição especial do vinho de Niagara Rosada para comemorar os 90 anos do surgimento da uva em Jundiaí

Além disso, nesse mês acontece a 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos, e para comemorar os 90 anos do surgimento da uva Niagara rosada, a Adega Beraldo di Cale elaborou um vinho especial para a Festa. “Elaboramos uma edição especial do vinho de Niagara Rosada para comemorar o surgimento dessa variedade de uva tão icônica e importante para a nossa cidade” – conta Ariana.

A maioria das pessoas sabe que Jundiaí é a “Terra da Uva” mas não sabe o porquê. A enóloga explica: “Essa fama começou em 1933. Antes disso, só havia a uva Niagara branca (aquela das bagas verdes) e então, aconteceu uma mutação natural aqui em Jundiaí, que transformou a Niagara branca em Niagara rosada. Assim, temos o maior orgulho de dizer que a Niagara rosada é daqui, é uma uva jundiaiense!” A Adega e Restaurante Beraldo di Cale, que fica localizada no bairro do Caxambu, conta, além dos vinhos, com uma culinária rural com raiz italiana em seu restaurante alocado em um ambiente cercado pela natureza. Além disso, a adega está com um stand com degustação e venda no Pavilhão dos Vinhos na Festa da Uva de Jundiaí até o dia 04 de fevereiro.

Estrada Municipal Natal Lorencini, km 12
Horário de funcionamento: adega – terça a domingo das 9h às 17h e restaurante – sábados, domingos e feriados das 11h30 às 17h.
Contato: 11 4584-1049
Instagram: @beraldodicale