Moradores do Ivoturucaia posam com autoridades municipais durante cerimônia de entrega de matrículas de imóveis em Jundiaí.
Prefeitura entregou 41 matrículas, beneficiando 49 famílias da Estância Bianchini I (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No sábado (24), a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Habitação Social, realizou a entrega de matrículas de imóveis no bairro Ivoturucaia. A ação simboliza mais um avanço no processo de regularização fundiária no município e marca o fim de uma luta de 32 anos da comunidade pela tão sonhada documentação.

Ao todo, foram entregues 41 matrículas, beneficiando 49 famílias, que agora passam a contar com segurança jurídica sobre seus imóveis — um passo fundamental para a garantia de direitos, valorização das moradias e acesso a políticas públicas.

Solenidade reúne autoridades e moradores

A cerimônia foi realizada na Paróquia Santo Antônio e contou com a presença do prefeito Gustavo Martinelli, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ellen Martinelli, da secretária de Habitação, Kelly Galbieri, e do diretor do Departamento de Regularização Fundiária, Clovis Pinhata Baptista.

Durante o evento, o prefeito destacou a importância da mobilização comunitária para a conquista.

“A união dos moradores fez toda a diferença e deu força à entrega desta matrícula, que agora é o ‘RG’ desses imóveis. Nossa gestão está empenhada em trabalhar na conquista pela casa própria dos nossos jundiaienses, visando mais humanização e dignidade para as famílias”, ressaltou.

Documento garante dignidade e inspira outros bairros

A secretária Kelly Galbieri também enfatizou o impacto social da ação. “Temos em Jundiaí um número grande de famílias que aguardam por esse documento, e esta região é uma inspiração para outros bairros que também batalham por essas matrículas.”

A área do Ivoturucaia contemplada pela regularização integra a Estância Bianchini I, parte de um extenso território ocupado pela família Bianchini desde 1892, quando imigrou da Itália. A região prosperou inicialmente com a agricultura e começou a ser desmembrada e vendida em lotes a partir de 1994, período em que ainda não havia infraestrutura básica, como asfalto.

Emoção marca entrega das matrículas

Entre os moradores, o sentimento foi de alívio e conquista. “Foi um longo processo até chegarmos aqui, as melhorias foram chegando aos poucos e, hoje, conseguimos nossas certidões”, comemorou Maria Ruth Bianchini de Souza, que participou da entrega ao lado do marido, Edson Alves de Souza.

A emoção também esteve presente nas falas das lideranças comunitárias. “Esse momento é fruto da união da nossa comunidade. É uma alegria imensa receber o documento em mãos e poder, enfim, sermos donos do nosso imóvel”, afirmou Samuel Donato dos Santos.

“Este documento muda tudo. Agora podemos dizer ‘essa casa é minha’, e ninguém tira isso”, completou Nair Aparecida dos Santos Ismarsi.

A entrega das matrículas reforça o compromisso da administração municipal com a regularização fundiária e representa um novo capítulo de segurança, dignidade e pertencimento para as famílias do Ivoturucaia.