
Nesta sexta-feira (30), funcionários da área administrativa e parte dos estagiários do Mundo das Crianças e do Parque da Cidade participaram de um curso teórico e prático sobre Primeiros Socorros no no Centro de Simulação Realística, ministrado pela Unidade 2 da Faculdade de Medicina de Jundiaí.
A capacitação abordou temas como parada cardiorrespiratória, obstrução de vias aéreas (engasgo), crises convulsivas e queimaduras. Os participantes puderam conhecer a teoria e em seguida treinar com manequins que simulam situações reais de emergência.
A proposta é que, com a parceria entre o DAE e a FMJ, o Mundo das Crianças se torne um ambiente mais seguro e que os profissionais estejam aptos a identificar e tomar as medidas iniciais corretamente em casos de alguma emergência médica.
Projeto Inédito
A FMJ Júnior é uma empresa criada e composta pelos alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Os estudantes de medicina do projeto foram os responsáveis pela capacitação dos funcionários do Mundo das Crianças, explicando teoricamente e na prática como devem agir em situações de emergência.
Guilherme Bellato, idealizador da empresa FMJ Júnior, explica o objetivo do projeto. “Nossa intenção é disseminar o conhecimento correto, capacitando as pessoas para saberem agir em determinadas situações de emergência. Queremos transformar a cidade em um local mais seguro, começando pelo espaço com as crianças. Vamos juntos diminuir o número de mortes evitáveis em Jundiaí”.
Para o Dr. Evaldo Marchi, diretor da FMJ: “Essa parceria representa o começo de algo maior pois a ideia é expandir esse projeto para as escolas, assim teremos um local mais seguro e pessoas preparadas para qualquer emergência”.
O diretor presidente da DAE, empresa responsável pelo Mundo das Crianças, Walter da Costa e Silva Filho, elogia a integração com a Faculdade. “O Mundo das Crianças é um espaço inovador, que tem recebido visitas de pessoas não apenas de Jundiaí, mas também da região. Ter a nossa equipe capacitada para auxiliar estas pessoas caso haja alguma ocorrência é importante e reforça o cuidado que temos com o espaço e seus usuários”, avalia.
[tdj-leia-tambem]

