
Para auxiliar na orientação dos usuários no sistema drive-thru de vacinação contra a Covid, em Jundiaí, os militares do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) Barão de Jundiahy passaram a integrar o grupo de voluntários da Prefeitura.
No Parque da Uva, os 16 integrantes da corporação atuam diariamente em diversas atividades que envolvem a realização da vacinação, entre elas, o atendimento às arrecadações da campanha Vacinação Solidária, do Fundo Social de Solidariedade (Funss).
“O acréscimo da força do Exército também acrescenta valorização à atuação da cidade no combate à pandemia”, destaca Kelly Galbieri, assessora do Núcleo de Assessorias da Prefeitura de Jundiaí. Ela ressalta ainda que os soldados foram alocados para o percurso dos carros para a orientação no interior do Parque da Uva.
O tenente coronel do 12ª GAC, William Henrique Bovi de Siqueira Megale, conta que integrantes de todas as patentes estão envolvidos no trabalho. “Todo o 12º GAC está participando direta ou indiretamente. Desde o Comandante da organização militar até o soldado recém incorporado. Diretamente nas equipes no Parque da Uva temos um capitão, vários sargentos, cabos e soldados. Faremos também um rodízio, para que mais militares possam contribuir com o município”, detalha.
A participação, segundo o tenente coronel, está embasada na Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, em seu Art 16, parágrafo único, que estabelece que cabe às Forças Armadas, como atribuição subsidiária geral, cooperar com o desenvolvimento nacional, incluídas as participações em campanhas institucionais de utilidade pública ou de interesse social. “Dessa forma, o apoio do 12º GAC vai ao encontro ao enorme interesse social da sociedade jundiaiense em vacinar mais e melhor sua população”, completa.
Parceria
A parceria é mais uma realizada entre o Município e a corporação, que no ano passado cedeu uma estrutura para a montagem do Hospital de Campanha, essencial para aquele momento específico da pandemia do coronavírus.
Para a diretora de Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Fauzia Abou Abbas Raiza, a parceria também otimiza o tempo dos atendimentos. “Com o trabalho do Exército foi possível ampliar o número de cadastradores no sistema de gestão das doses. Dessa forma, todos que são recebidos no drive-thru saem com a dose registrada nos bancos de dados nacional e estadual, assim como é feito nos demais postos estratégicos”, comenta.