
Como parte do programa Escola Inovadora, o dia a dia na Emeb Professora Brigida Gatto Rodrigues, no Jardim Bonfiglioli, em Jundiaí, é marcado por um almoço diferenciado para as crianças. Em vez de se juntarem às demais turmas no pátio, os alunos do G3 da professora Adriana Chagas desfrutam de um ambiente tranquilo e acolhedor na própria sala de aula.
“Arroz, feijão, ovo mexido, batata, cenoura e abacaxi”, descreve com entusiasmo o pequeno Matias, de 4 anos, sobre o cardápio nutritivo do dia. A iniciativa, inserida no programa Escola Inovadora, visa garantir um momento de refeição mais tranquilo e proveitoso para as crianças.
Escola Inovadora: autosserviço e autonomia

Ao invés das crianças irem até a comida, carrinhos abastecidos com as delícias do dia chegam até a sala de aula. Nesse ambiente sereno, as crianças se servem à vontade, escolhendo os talheres e a quantidade de alimento que desejam.
“Pelo programa Escola Inovadora, cumprimos na rede não somente o que preconiza o Plano Nacional de Alimentação Escolar, como também a hora da refeição é pensada enquanto suas potências e possibilidades pedagógicas na garantia de aprendizagens, autonomia e convivência social pacífica”, explica a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
“Principalmente nas escolas da Educação Infantil, este formato de autosserviço e em sala de aula são promotores do desenvolvimento integral das crianças, que, tendo à disposição uma alimentação saudável e completa, exercitam também as habilidades de escolhas e responsabilidade, tão importantes na formação de todo ser humano”, acrescenta.
Desenvolvimento integral, adaptado a cada faixa etária

Para a diretora da Emeb do Bonfiglioli, Claudia Souza, o formato da refeição na sala de aula traz diversos benefícios para o desenvolvimento integral dos alunos. “Com grupos menores, podemos atender às necessidades individuais de cada criança e garantir que todas se concentrem na refeição”, comenta.
O formato da refeição na sala de aula se adapta às diferentes faixas etárias. No berçário, os bebês se alimentam no colo das educadoras ou em cadeirinhas em vez da fila de cadeirões, enquanto no G2, além da colher, as crianças têm a opção de usar garfos. Já no ciclo seguinte, facas e guardanapos também são disponibilizados.
Dentro do Escola Inovadora, a rede municipal de ensino também incentiva a amamentação, oferecendo “Cantinhos da Amamentação” nas unidades escolares. Na Emeb do Jardim Bonfiglioli, além de um cantinho no pátio, as salas das turmas das menores idades também dispõem de um sofá confortável para uso das mães lactantes.