Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, para comemorar os 365 anos da cidade, programou uma extensa agenda de atividades, composta por entregas de obras, shows musicais e performances artísticas, além da entrega da Emeb Joaquim Candelário de Freitas, uma escola municipal com o que mais tem de moderno em tecnologia. A CIJUN está à frente das ações que devem mudar o conceito nas demais unidades no próximo ano.

Localizada na Vila Hortolândia, essa é a maior unidade do projeto Escola Inovadora de Jundiaí. No prédio de três pavimentos há as placas de energia fotovoltaica. Haverá controle de acesso por meio do reconhecimento facial e catraca eletrônica, câmeras de monitoramento e wifi público. A escola será integrada com a Praça Edhewaldo Cortizo e receberá ainda os conceitos da Cidade das Crianças, terá 4,7 mil metros quadrados e o investimento é de R$ 12 milhões.

O espaço será mais uma opção para o desenvolvimento de atividades de desemparedamento da escola e em contato com a natureza, além de conter laboratórios, anfiteatro, quadra coberta, 20 salas de aula, biblioteca e infraestrutura. Atualmente, as instalações recebem pintura mais resistente a impactos. “Essa será a maior escola inovadora de Jundiaí. Uma obra que conta com a geração de energia limpa. A sustentabilidade, assim como o projeto do prédio, contou com a participação dos alunos e comunidade, que fizeram sugestões para que chegássemos ao diferencial que a escola tem”, disse, recentemente, o prefeito Luiz Fernando Machado.

O início da programação é já nesta quarta-feira (01), no Centro, quando o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão abre as suas portas para a tradicional exposição de presépios e para a apresentação em suas janelas da Banda São João Batista e do grupo Musical Vivace, que prepararam um espetáculo especial para a ocasião.

A programação segue para a Catedral Nossa Senhora do Desterro, para uma projeção luminosa mapeada sobre as suas paredes externas, numa realização da Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí, abrindo a programação do Natal no Centro

Também nesta quarta-feira (01), a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ), corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), realiza a primeira apresentação da ação “OMJ no Centro”, no Centro Comunitário do bairro Fazenda Grande. A apresentação começa às 19h e contará com os seguintes convidados especiais: Marina Ebbecke, Thiago Siqueira, Daniel Muller e Pedro Ito. O centro comunitário fica na rua Daniel da Silva, 222, Fazenda Grande.

[tdj-leia-tambem]

A programação do aniversário segue até o domingo (19), com diversas atrações gratuitas: Conexão Cultural nos terminais urbanos no fim de tarde; shows musicais e performances artísticas no Solar e em palcos móveis do Centro; apresentações da Cia. Jovem de Dança na Fábrica das Infâncias Japy aos finais de semana, às 11h; e mais apresentações da OMJ nos Bairros (Santa Gertrudes – da 03 e Colônia – dia 07) e em concerto especial nos dias 11 e 12 em homenagem ao Teatro Polytheama, que também faz aniversário e chega aos 110 anos.

Também serão entregues as seguintes obras da Prefeitura: a revitalização da Galeria de Arte Urbana G9 da avenida Nove de Julho (dia 10), o Parque Urbano do Santa Gertrudes e a Nova UBS Agapeama (dia 13), a nova Emeb Joaquim Candelário de Freitas (dia 14), a nova sede da Casa de Passagem para a população em situação de rua (dia 16), o Parque Cerrado do Vetor Oeste e a arquibancada e vestiários da piscina do Bolão (dia 17) e a Fábrica de Infância Japy (dia 18), além da apresentação do modelo de Teleinterconsulta (dia 15).