Reunião no Escritório de Projetos da Região Metropolitana de Jundiaí, com 11 pessoas sentadas ao redor de uma mesa grande, discutindo sobre projetos regionais de São Paulo.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na manhã desta terça-feira (4), foi realizada a primeira reunião de trabalho do Escritório de Projetos da Região Metropolitana de Jundiaí. Esse organismo inovador reúne representantes das sete cidades da Região e do Estado de SP, com o objetivo de trabalhar de forma coletiva os temas regionais, identificando fragilidades comuns e oportunidades de ação.

Projetos Prioritários do Escritório

Inicialmente, o Escritório de Projetos da Região Metropolitana de Jundiaí atuará em seis projetos prioritários. Dentre eles, destaca-se a requalificação do Vale do Rio Jundiaí, que abrange a maior parte das cidades da Região. Além disso, o escritório trabalhará na regularização fundiária e na produção de habitação de interesse social, buscando soluções para questões cruciais no desenvolvimento urbano.

A criação de um Sistema de Informações Municipais também está entre as prioridades, visando aprimorar a gestão pública e o acesso à informação. O Escritório de Projetos também se dedicará à revisão das divisas municipais em pontos de conflitos, à análise dos Planos Diretores a partir da dimensão climática e à criação de um Sistema de Transporte Metropolitano, buscando soluções integradas para a mobilidade urbana.

Parceria entre Estado e Municípios no Escritório de Projetos da Região Metropolitana de Jundiaí

“Contar com a participação de profissionais do Estado na atuação do Escritório de Projetos da Região Metropolitana de Jundiaí, além dos representantes dos municípios, é uma oportunidade de dar soluções mais ágeis e efetivas paraos principais temas urbanos, que afligem todas as cidades”, afirma o Gestor da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho.

Eduardo Trani, assessor-chefe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Doutor em urbanismo e planejamento territorial e ambiental, será o responsável do Estado pela condução dos trabalhos no escritório.

Expectativas para o Escritório de Projetos

“O escritório técnico de projetos responde a um anseio da sociedade, que é a capacidade do poder público de oferecer mais do que ideias, e sim a materialização de projetos por meio de ações”, ressalta o Subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, José Police Neto, demonstrando otimismo em relação aos resultados do Escritório de Projetos da Região Metropolitana de Jundiaí.

O representante de Jundiaí no Escritório de Projetos é o arquiteto Alexandre Torricelli do Amaral, que contará com o apoio de outros servidores, dependendo do tema a ser discutido. A expectativa é que o trabalho conjunto entre Estado e municípios no Escritório de Projetos da Região Metropolitana traga resultados concretos para o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida na região.