Biblioteca comunitária da Vila Hortolândia
Foto: Divulgação/CCVH

O Espaço Cultural da Vila Hortolândia ganhou uma biblioteca comunitária com um acervo de mais de 5 mil livros. Com a ajuda de doações e voluntários, o Centro Comunitário da Vila Hortolândia pôde organizar o espaço, que agora está aberto para a comunidade.

De acordo com Mariana Benatti, coordenadora pedagógica do projeto Cultura Para Todos, a biblioteca é comunitária, por isso, não tem o mesmo funcionamento de uma biblioteca tradicional. “Temos uma relação de confiança e troca com a nossa comunidade, que inclui o uso e zelo com o espaço da biblioteca e todos os seus itens por todos os usuários.”

A maior parte do acervo faz parte de uma doação realizada pela empresa Darling Lingerie, confecção que mantinha uma política de incentivo à leitura entre seus colaboradores. Com a terceirização de sua produção, a diretoria buscou uma alternativa para dar continuidade à biblioteca formada ao longo de anos. “Foi uma grande alegria para a família Darling poder dar uma destinação adequada ao acervo que significou tanto para nossos colaboradores”, destaca Margaret Lewinski.

‘Ler é uma dádiva’

A iniciativa da biblioteca foi de D. Sol Masijah, sócia fundadora da empresa, que hoje tem 90 anos de idade. Dona Sol se emocionou ao ver o acervo em novo local, disponível para toda a cidade. “Ler é uma dádiva! E que todos possam usufruir desse acervo com muito amor e carinho”, reforça. 

Menino lendo gibi
Foto: Divulgação/CCVH

De acordo com a organização, o acervo conta com mais de 5 mil livros de diversos gêneros, entre ficção, auto-ajuda, biografias, literatura infanto-juvenil e muitos outros. Assim, qualquer pessoa pode utilizar a biblioteca. Para isso, basta criar uma ficha de cadastro no local, presencialmente. Menores de 18 anos precisam obrigatoriamente da presença de um responsável para se cadastrar. Você pode saber mais e tirar suas dúvidas sobre a biblioteca através do WhatsApp (11) 91298-2666.

A biblioteca comunitária fica no Espaço Cultural CCVH, na Rua Profª Geralda Bertola Faca, 399, Vila Hortolândia.

[tdj-leia-tambem]