4º Festival de Teatro de Jundiaí
Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí

A 4º edição do Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju) encerrou-se nesse domingo (24) e, por conta da pandemia, trouxe em sua programação atrações inteiramente online. Todo o conteúdo dos espetáculos e palestra seguem disponíveis para acesso gratuito no site do festival e nas redes sociais da Prefeitura.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, a realização do festival só aconteceu graças à internet. “O Festeju foi lançado pela Prefeitura em 2017 com o objetivo de estimular o trabalho dos artistas da cidade. Uma de suas propostas era levar as apresentações para além dos palcos convencionais da cidade, como praças e espaços abertos, a fim de fomentar a formação de público para esta linguagem artística. Este ano, para podermos realizá-lo, foi necessário explorar ainda uma outra possibilidade, o ambiente online”.

Logo na abertura, esta edição trouxe a oficina “O Teatro em Modo Digital”, em que o ator, diretor e dramaturgo Ivam Cabral abordou o teatro em isolamento social e a arte durante a quarentena, explorando as possibilidades dos artistas, agentes e produtores culturais nesse cenário.

Durante a programação apresentaram quatro espetáculos pela Cena Amadora, composta por grupos artísticos livres ou estudantis de todo o território nacional. Além disso, outros seis espetáculos compuseram ainda a Cena Profissional. Para participar, pelo menos 70% dos integrantes dos grupos deviam ter registro profissional da categoria na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Clique aqui para assistir aos espetáculos.

[tdj-leia-tambem]