Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A pandemia da Covid-19 trouxe diversas formas de se reinventar, e com a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer de Jundiaí (UGEL) não foi diferente, e não deixou de atender os munícipes.

No período mais crítico da pandemia neste ano, de fevereiro até junho, os Educadores Esportivos da unidade realizaram atividades através de aulas on-line, publicadas e disponíveis nas redes sociais do TIME Jundiaí, Instagram e YouTube com objetivo de estimular os alunos matriculados nos programas da UGEL à prática de atividades físicas em suas residências.

No semestre, foi atinginda a marca de 53.781 atendimentos ao munícipe de forma on-line, através de vídeo-aulas, com conteúdos diversos que atenderam públicos de todas as idades, além dos treinamentos específicos aos atletas do Departamento de Formação e Rendimento e Esporte Adaptado.

A partir de agosto, foi feito o retorno dos treinamentos dos atletas do rendimento do Time Jundiaí e posteriormente das aulas de iniciação esportiva da unidade. Atualmente os departamentos de esporte educacional e participação, rendimento e formação e esporte adaptado gerenciam 349 turmas nos Complexos Esportivos e Unidades de Apoio na cidade.

Quando a população voltou a frequentar as aulas nos centros esportivos encontraram os locais repaginados, já que enquanto permaneceram fechados, os servidores da Prefeitura de Jundiaí fizeram o trabalho de manutenção dos complexos.

Durante todo este período, as equipes realizaram serviços de limpeza, manutenção, reparos e obras, a fim de deixar os locais prontos para serem utilizados pela população quando as autoridades sanitárias liberarem os usos dos espaços públicos e o retorno das aulas esportivas presenciais. Corte de mato, pintura, troca de refletores e calhas, reforma de equipamento esportivo e reparos elétricos nos locais também foram feitos.

As obras da arquibancada e dos vestiários da piscina do Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão, estão prontas e iniciarão o atendimento em 2022. As intervenções na área aquática tiveram a modernização do sistema de aquecimento, construção de arquibancada, cobertura e vestiário, além de salas para educadores esportivos e representam investimento total de R$ 2.703.161,22, desse valor, 1.177.007,05 são provenientes do convênio com o Governo Federal, realizados pela Prefeitura de Jundiaí, a partir da UGEL.

Para o gestor de Esporte e Lazer, Luís Claudio Tarallo, o investimento é um grande ganho para a população. “Temos o registro de mais de 2,2 mil atendimentos por semana, contando aulas e turmas. A estrutura moderna oferecerá maior conforto e qualidade na prestação de serviços para a população de Jundiaí”, comenta.

Ainda entra para a contabilidade dos espaços entregues neste ano de 2021 a reforma de CECE Romão de Souza.

[tdj-leia-tambem]

Já o CECE Antônio Ovídeo Bueno está com obra em andamento de uma nova quadra para diferentes práticas esportivas. A partir de um convênio com o Ministério da Cidadania, a obra custará R$ 3.460.815,66. A quadra terá arquibancada com cadeiras para 170 pessoas, sala administrativa, sala de professores e técnicos, sanitários, vestiários e está de acordo com o projeto aprovado pela Secretaria Especial do Esporte.

Além da construção da quadra, Tarallo explica que o Antônio Ovídeo Bueno receberá outras melhorias, a partir de recursos do próprio município. “Revitalizaremos o entorno do centro esportivo e as quadras externas e também implantaremos um campo de society e três quadras de areia, para futevôlei e beach tennis.” O centro receberá ainda nova iluminação, com lâmpadas de led.