(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A unidade Jundiaí do renomado restaurante Coco Bambu conta agora com dois vinhos jundiaienses em sua carta: o Espumante Niágara Brut e o Cabernet Sauvignon Reserva, ambos produzidos pela Vinícola Beraldo di Cale, localizada no bairro do Caxambu. A novidade é fruto de uma parceria do Departamento de Fomento ao Turismo, da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), e do programa Jundiaí Empreendedora, da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômica, Ciência e Tecnologia (UGDECT), responsável por fazer a ponte entre as empresas.

“Temos criado cada vez mais mecanismos para fomentar nossos produtores rurais locais, e o Jundiaí Empreendedora é um deles. A cidade é um dos principais destinos de turismo rural do país também por conta da qualidade dos produtos locais que oferece”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Produzido há pelo menos dez anos pela Adega Beraldo di Cale, sob orientação da enóloga Ariana Sgarioni, este espumante é feito da uva Niágara, marca registrada das vinícolas e adegas jundiaienses, a partir do tradicional método francês de dupla fermentação chamado de Champenoise, cuja invenção é creditada ao monge beneditino Dom Pérignon (1638-1715).

“São produtos típicos da nossa cidade e que trazem um pouco da nossa história. Mesmo o restaurante sendo uma rede nacional renomada, essa escolha é uma excelente oportunidade de mostrar um pouco da cultura regional e valorizar o produtor jundiaiense. Esperamos que essa parceria seja longa e duradoura”, comenta Ariana, enóloga e proprietária da Adega Beraldo di Cale.

“Este é um primeiro passo importante para introduzir nossos produtos locais em grandes e renomados estabelecimentos. Temos muita qualidade, principalmente na área da enologia, e podemos aumentar cada vez mais a divulgação dos nossos produtores”, afirma o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez.

“Pensando em valorizar o produtor local, mas buscando manter o requinte e qualidade do Coco Bambu, procuramos a Jundiaí Empreendedora, através do diretor Enrico, para tratar sobre o interesse em incluir um vinho local em nossa carta. Recebemos a sugestão de conhecermos a Beraldo di Cale e, com a ajuda da diretora de turismo Marcela Moro, agendamos uma visita no local para degustação dos produtos. Fomos muito bem recebidos pela Ariana, proprietária e enóloga da vinícola e, após a degustação técnica e guiada, decidimos por incluir estes dois itens”, relata a equipe do restaurante.

“O papel de Jundiaí Empreendedora é exatamente esse, de fomentar o empreendedorismo local e fazer o contato entre produtores e empresas interessadas. O Coco Bambu nos contatou em busca de um produto jundiaiense que atendesse a expectativa da casa e se aproximasse dos vinhos que eles já oferecem e esses foram os escolhidos. Foi algo inovador e que podemos aplicar em muitos outros empreendimentos” comenta o diretor de fomento ao comércio e serviços, Enrico Milamonti.

“Este é um passo muito importante para o fortalecimento de nossa cidade como um destino de enoturismo. Termos um vinho produzido aqui na carta de vinhos de um restaurante tão renomado irá incentivar a divulgação de nossos produtos e, consequentemente, ampliar o interesse por nossa produção local”, complementa Marcela Moro, Diretora do Departamento de Fomento ao Turismo.

[tdj-leia-tambem]