
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) recebeu, na última terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 74/2025, que propõe a alteração do nome da Estação Jundiaí da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para Estação Paulista/Jundiaí.
Este projeto, de autoria do deputado Simão Pedro (PT-SP) com a colaboração do vereador Henrique Parra (PSOL), foi fruto de um trabalho conjunto de diretores, conselheiros e sócios-contribuintes do Galo ao longo de 2024.
Entre os colaboradores, destacam-se Gustavo Amorim, Jonas Oliveira, Lucas Rodrigues, Lucas Camanho, Ivan Gottardo e Rodrigo Malpaga, que integram o grupo De Volta aos Trilhos. O projeto também conta com o apoio da diretoria executiva e do conselho de administração do clube, com destaque para o 2º secretário da Diretoria Executiva, Paulo Taffarelo.
Justificativa do projeto
Lucas Rodrigues, ex-vice-presidente e atual conselheiro do Galo, explica alguns pontos. “Com o tempo, a relação do Paulista de Jundiaí com a ferrovia acabou se perdendo. Nosso objetivo é reviver essa história e reconhecer a importância umbilical que o clube teve com a ferrovia, já que foi fundado pelos trabalhadores da Paulista”.
O Projeto de Lei nº 74/2025 enfatiza a forte ligação entre futebol e ferrovia no Brasil, a conexão histórica entre a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, o Paulista Futebol Clube e a atual Estação Jundiaí, além de citar outras estações que homenageiam clubes de futebol.
Importância histórica da ferrovia
A Companhia Paulista de Estradas de Ferro desempenhou um papel crucial no escoamento de café e açúcar do interior para o porto de Santos, no final do século XIX e início do século XX, através da ferrovia Santos-Jundiaí. Essa ferrovia foi fundamental para o desenvolvimento de Jundiaí e do estado de São Paulo naquele período.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3
Segundo o presidente Raphael Donadell, “O clube está voltando a ser protagonista na cidade. Entre tantas ações que fizemos ao longo dos anos, esse é mais um projeto que visa reforçar a marca do clube tanto em Jundiaí quanto no estado. Vamos torcer agora pelo andamento do projeto”.
O projeto agora seguirá sua tramitação na ALESP. Se aprovado, a Estação Jundiaí passará a se chamar Estação Paulista/Jundiaí, homenageando a história e a importância do Paulista Futebol Clube para a cidade.
[tdj-leia-tambem]