
A Companhia de Teatro de Jundiaí iniciou, na última quinta-feira (7), a temporada de apresentações do segundo semestre nas escolas da rede municipal. O ponto de partida foi a Emeb Amélia Lima Lopes, na Vila Esperança, onde 170 crianças da Educação Infantil 2 (G4 e G5) assistiram à peça “Robin Hood” em duas sessões, nos períodos da manhã e da tarde.
Emoção e reencontros no primeiro dia
Entre os pequenos espectadores estava Soraya Chagas, de cinco anos, que viveu um momento especial: por conta de uma imunodeficiência combinada grave, ela estuda remotamente, com acompanhamento domiciliar do Departamento de Educação Inclusiva da Unidade de Gestão de Educação (UGE).
Com liberação médica, Soraya pôde conhecer a nova escola, reencontrar amigos e assistir à sua primeira peça de teatro.
“A diretora me ligou convidando e, como tínhamos a liberação, falei com a Soraya e ela comemorou. Antes a nossa rotina era casa, médico e hospital. Nem podíamos imaginar esta felicidade. É o primeiro dia dela na escola e a primeira peça de teatro que ela vê. E ficou concentrada e admirada”, contou a mãe, Cleonides.
Crianças envolvidas do início ao fim
Da turma do G5, as amigas Olivia Leone, Isadora Fernandes e Mel Mota acompanharam com atenção cada cena.
“Minha personagem preferida foi a Marian, porque ela estava presa, mas foi salva pelo Robin, usando uma corda”, disse Isadora. Já Mel destacou a parte mais divertida para ela: “A minha parte favorita foi a dos cachorros latindo para afastar o grupo de arqueiros. Achei muito engraçado”.
Adaptação divertida de um clássico
Com texto e direção de Carla Candiotto, “Robin Hood” apresenta uma versão leve e humorada do clássico inglês, com o lema “Poder sem Justiça é Tirania”. A trama acompanha as aventuras do arqueiro e seu grupo na luta por justiça para o povo de Nottingham, enfrentando a vilã rainha Joana Cobrança Matança de Vingança.
Para a diretora, o projeto tem papel fundamental na formação cultural da cidade.
“Desde que aceitei fazer este trabalho como diretora da companhia, tenho como meta duas propostas: a formação de artistas e a formação de público. Apresentar espetáculos para o público infantil, em escolas ou em teatros, inspira, desperta valores e forma cidadãos. Este é um trabalho do qual eu me orgulho profundamente e tudo se torna possível com o trabalho impecável de Ellen Navarro e Carol Reto, um time valioso, junto com um elenco talentoso. Para mim é um trabalho essencial e fundamental e espero que cada vez mais e mais as escolas aproveitem e que esse projeto nunca acabe.”
Próximas apresentações
A temporada segue até o fim do semestre, com 30 apresentações em 15 escolas municipais e outras oito em equipamentos culturais, sempre com entrada gratuita.
- Na Sala Josette Feres, no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro), as sessões serão aos sábados, às 15h, nos dias 30 de agosto, 27 de setembro, 25 de outubro e 29 de novembro.
- Na Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens), as apresentações acontecem aos domingos, às 10h30, nos dias 31 de agosto, 28 de setembro, 26 de outubro e 30 de novembro.
Em outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, “Robin Hood” volta à Sala Josette Feres nos dias 11 e 12, às 11h, enquanto o espetáculo “R.I.P. – Uma história de amor” será apresentado na Sala Glória Rocha, às 16h.
A programação completa pode ser conferida na Agenda Cultural de Jundiaí.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		