
Na reta final do 1º Encontro Brasileiro Cidade das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, a comitiva formada pelo pedagogo italiano, Francisco Tonucci, fundador da Rede Mundial Cidade das Crianças, acompanhado por Lorena Morachimo, coordenadora das Redes Internacionais Latino-Americana Cidade das Crianças, com participantes do encontro realizado pela Prefeitura de Jundiaí, visitou o Hospital Universitário, na manhã desta quinta-feira (23). A estrutura do hospital e a aplicação dos conceitos e diretrizes do programa emocionaram os visitantes.
Além deles, estiveram presentes na visita o gestor de Cultura, Marcelo Perroni; o gestor da Saúde, Tiago Texera; o diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Evaldo Marchi; o superintendente do HU, Itibagi Rocha Machado; o diretor Técnico do HU, Rodrigo Camargo; o diretor Clínico, Armando Antunes Filho; e o vice-diretor Clínico, Andre Grion.
Assim, a visita apresentou os conceitos de Cidade das Crianças aplicados no hospital. Entre as ações estão a escuta especializada, ambiência do Pronto Socorro Infantil, Bloco Neonatal, UTI Pediátrica e a brinquedoteca ao ar livre, recentemente revitalizada. No auditório, a comitiva conheceu o processo de escuta das crianças, que expressaram suas vontades em relação ao ambiente hospitalar. De acordo com a psicóloga do HU, Nayara Pancelli, a unidade utiliza várias metodologias para entender as necessidades das crianças.
Além disso, Rodrigo Camargo, diretor técnico do HU e responsável pelo projeto Primeira Infância, falou sobre o estreitamento do contato com o Comitê das Crianças. “Começou com a ambiência e resultou na criação de um comitê interno com melhoria do ambiente hospitalar”, detalhou.

Protagonistas do processo de cura
Tonucci compartilhou sua experiência em um hospital em que os médicos comunicavam primeiro as crianças sobre seu estado de saúde. Segundo ele, a iniciativa as tornando protagonistas do processo de cura. “As crianças têm uma relação consultiva, discutindo temas importantes relacionados à infância, uma fase crucial para o desenvolvimento”, comentou.
“Estou muito mais que contente, estou emocionando, o que eu encontrei aqui é uma participação do mundo médico em todos os ambientes. Creio que o caminho é este. Sigam em frente”, finalizou.
Enquanto isso, Lorena Morachimo comentou que encontrou uma cidade com muitas possibilidades e recreação para as crianças, caracterizando isso como acolhimento.
[tdj-leia-tambem]