Comitiva da Rede Mundo das Crianças no Hospital Universitário de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na reta final do 1º Encontro Brasileiro Cidade das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, a comitiva formada pelo pedagogo italiano, Francisco Tonucci, fundador da Rede Mundial Cidade das Crianças, acompanhado por Lorena Morachimo, coordenadora das Redes Internacionais Latino-Americana Cidade das Crianças, com participantes do encontro realizado pela Prefeitura de Jundiaí, visitou o Hospital Universitário, na manhã desta quinta-feira (23). A estrutura do hospital e a aplicação dos conceitos e diretrizes do programa emocionaram os visitantes.

Além deles, estiveram presentes na visita o gestor de Cultura, Marcelo Perroni; o gestor da Saúde, Tiago Texera; o diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Evaldo Marchi; o superintendente do HU, Itibagi Rocha Machado; o diretor Técnico do HU, Rodrigo Camargo; o diretor Clínico, Armando Antunes Filho; e o vice-diretor Clínico, Andre Grion.

Assim, a visita apresentou os conceitos de Cidade das Crianças aplicados no hospital. Entre as ações estão a escuta especializada, ambiência do Pronto Socorro Infantil, Bloco Neonatal, UTI Pediátrica e a brinquedoteca ao ar livre, recentemente revitalizada. No auditório, a comitiva conheceu o processo de escuta das crianças, que expressaram suas vontades em relação ao ambiente hospitalar. De acordo com a psicóloga do HU, Nayara Pancelli, a unidade utiliza várias metodologias para entender as necessidades das crianças.

Além disso, Rodrigo Camargo, diretor técnico do HU e responsável pelo projeto Primeira Infância, falou sobre o estreitamento do contato com o Comitê das Crianças. “Começou com a ambiência e resultou na criação de um comitê interno com melhoria do ambiente hospitalar”, detalhou.

Comitiva da Rede Mundo das Crianças no Hospital Universitário de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Protagonistas do processo de cura

Tonucci compartilhou sua experiência em um hospital em que os médicos comunicavam primeiro as crianças sobre seu estado de saúde. Segundo ele, a iniciativa as tornando protagonistas do processo de cura. “As crianças têm uma relação consultiva, discutindo temas importantes relacionados à infância, uma fase crucial para o desenvolvimento”, comentou.

“Estou muito mais que contente, estou emocionando, o que eu encontrei aqui é uma participação do mundo médico em todos os ambientes. Creio que o caminho é este. Sigam em frente”, finalizou.

Enquanto isso, Lorena Morachimo comentou que encontrou uma cidade com muitas possibilidades e recreação para as crianças, caracterizando isso como acolhimento.

[tdj-leia-tambem]