Jundiaí é sede da Rede Brasileira das Cidades das Crianças
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí é sede da Rede Brasileira das Cidades das Crianças

De acordo com a coordenadora da Rede Latino-Americana, Lorena Morachimo, Jundiaí “desenvolve um trabalho repleto de conhecimento e experiência.”

Publicado

em

Atualizado há

Menina no Mundo das Crianças, em Jundiaí
Prefeitos e secretários de diversas cidades compareceram à reunião e assinaram carta de intenção para aderir à Rede (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste domingo (19), Jundiaí foi anunciada como a sede da Rede Brasileira das Cidades das Crianças. O anúncio se deu durante encontro com municípios brasileiros para assinatura de cartas de intenção de adesão ao projeto, realizado no Paço Municipal da cidade.

A reunião faz parte do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, que segue até o dia 24 de março. De acordo com a coordenadora da Rede Latino-Americana de Cidade das Crianças, Lorena Morachimo, Jundiaí é um ponto de referência nas políticas públicas para a infância no Brasil. “A cidade será um núcleo central porque desenvolve um trabalho repleto de conhecimento e experiência.”

O prefeito Luiz Fernando Machado celebrou a notícia e destacou que Jundiaí, a Cidade das Crianças, aplica políticas públicas de forma intersetorial, com foco no desenvolvimento da infância e qualidade de vida. “É um projeto feito com amor. E quem adere tem que estar comprometido com os conceitos, independente da capacidade econômica de cada cidade. Integrar a Rede não nos propõe ações vultuosas, mas sim que as crianças tenham voz e vez nas cidades.”

Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Adesão à Rede

O encontro reuniu representantes de 18 cidades brasileiras. Assim, o fundador da Rede de Cidades das Crianças, Francesco Tonucci, explicou aos prefeitos e secretários a importância de avaliarem a adesão à Rede.

Por isso, neste domingo os representantes assinaram a carta de intenção. Dessa forma, todas as cidades poderão reunir suas equipes de servidores, analisar o projeto e decidir se de fato farão a adesão definitiva. “Não temos pressa. Aproveitem para conhecer o projeto, vejam cada detalhe e tirem dúvidas. Quando uma cidade faz a adesão à Rede, é necessário entender que não estamos falando que vocês precisarão de mais recursos do que já têm. Mas que as prioridades mudarão quando vocês escolherem as crianças”, frisou Tonucci.

A prefeita Luziane Solon, de Benevides (PA), destacou que pretende formalizar a adesão. “Nossa cidade já atua ativamente no desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância. Já temos um espaço para a criação de um Comitê e tivemos aqui a melhor aula que poderíamos ter para iniciar esse projeto.”

Prefeita Luziane Solon, de Benevides (PA)
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Assim como ela, Junior Marabá, de Luiz Eduardo Magalhães (BA), se encantou pela proposta. “Temos interesse na adesão. E saio daqui com vontade de ser porta de entrada na Bahia para esse projeto. Investir na criança torna a sociedade mais justa e igualitária.”

Como ser uma ‘Cidade das Crianças’

De acordo com a coordenadora, Lorena, as cidades devem cumprir alguns requisitos para a adesão, como por exemplo: A criação de um comitê intersetorial, envolvendo as secretarias dos governos; ter um responsável que seja referência à frente dessa equipe intersetorial para cumprir a proposta com coerência; além de contar com uma sede para o trabalho da equipe.

Eixos do programa

O Encontro realizado por Jundiaí tem foco nos oito eixos escolhidos pela cidade para nortear o programa municipal: Direito de brincar, Garantia de Autonomia, Promover a participação, Direito à Saúde, Direito à Educação, Direito à Cultura, Ferramentas de Desenvolvimento e Rede Internacional, que estão alinhados às prerrogativas da Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Você pode conferir a agenda completa de atividades no site da Prefeitura de Jundiaí.

Porque Jundiaí é a Cidades das Crianças

Jundiaí faz parte, desde 15 de outubro de 2018, da Rede Mundial de Cidades das Crianças e desde 9 de dezembro de 2020, da Urban95, vinculada à Fundação holandesa Bernard van Leer, com objetivo de desenvolver políticas públicas para as infâncias.

Atualmente, a Rede Mundial de Cidades das Crianças é composta por Municípios de 15 Países do Mundo, dos quais, nove encontram-se na América Latina. Já a Rede Urban95 é composta por 24 Municípios, de 15 diferentes Estados brasileiros.

Com a adesão às redes, foram formalizadas diversas parcerias, que resultaram em vários programas e projetos, inclusive um capítulo no Plano Diretor da cidade, aprovado em 2019, com diretrizes que privilegiam as crianças na cidade, além do Plano Municipal da Primeira Infância, aprovado no ano passado. Além disso, intervenções como Pé de Infância, Pé de Ouvido e Pé de Árvore; as programações do BrincAR LIVRE, como o “Arzinho e Arzão”, Ruas de Brincar, Comitê das Crianças, Mundo das Crianças, Fábrica das Infâncias Japy, Praças e Espaços PET fazem parte das iniciativas que garantem segurança e espaço para o desenvolvimento integral das crianças.

Jundiaí

Centro de Integração da Cidadania abre inscrições para teste de DNA gratuito em Jundiaí

O serviço é gratuito e destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Saiba mais.

Publicado

em

Por

As inscrições estão abertas entre 07 de maio e 22 de julho (Foto: Canva)

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Jundiaí, em parceria com o Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (IMESC), abre inscrições para testes de DNA gratuitos. O objetivo da iniciativa é auxiliar na investigação de laços de parentesco entre supostos pais e filhos, garantindo acesso à justiça e à resolução de dúvidas para famílias de baixa…

Continuar lendo

Jundiaí

Bairros de Jundiaí terão paralisação no abastecimento de água neste sábado (11)

A DAE Jundiaí realizará uma interligação de rede no Jardim do Lago, o que impactará o serviço de distribuição de água em bairros da região. Confira.

Publicado

em

Por

Reservatório do Jardim do Lago, Jundiaí
O trecho em frente ao reservatório será interditado para o serviço, das 6h às 19h. Confira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (11), a DAE Jundiaí realiza uma interligação de rede na avenida Professora Leonita Faber Ladeira. A obra acontece em função do novo reservatório do Jardim do Lago. Assim, a empresa interditará o trecho em frente ao reservatório para o serviço, das 6h às 19h. Durante este período, os bairros Cidade Jardim, Jardim Marambaia, Jardim Santa Gertrudes, Vila Progresso,…

Continuar lendo

Jundiaí

Bazar Solidário do Grendacc realiza edição especial para o Dia das Mães

A instituição realiza o Bazar Solidário das Mães até sábado (11), e reúne artesãos e microempreendedores de Jundiaí para exporem seus produtos.

Publicado

em

Por

Os expositores reverterão 15% do total das vendas para o Hospital da Criança do Grendacc (Foto: Divulgação/Grendacc)

Procurando um presente especial para o Dia das Mães? Que tal unir o útil ao agradável? No Bazar Solidário das Mães do Grendacc, você encontra diversos produtos artesanais e de microempreendedores de Jundiaí. Em contrapartida, você ainda ajuda o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) na luta contra o câncer infantojuvenil. Os expositores reverterão 15% do total das…

Continuar lendo

Jundiaí

Mobilização em Jundiaí envia 30 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

No primeiro dia, foram arrecadadas 6 toneladas de água, produtos de higiene pessoal, cobertores, travesseiros, roupas de cama e outros itens de primeira necessidade.

Publicado

em

Por

A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta da população jundiaiense (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), segue mobilizada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até terça-feira (7), a iniciativa enviou 30 toneladas de doações à Defesa Civil gaúcha, responsável pela distribuição dos itens às famílias afetadas pela tragédia. A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta…

Continuar lendo

Jundiaí

Feira Jundipan apresenta novidades do setor de panificação e café

Evento acontece nesta sexta (10) e sábado (11), no Parque da Uva

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí estará presente na Jundipan – Feira de Panificação, Café, Gastronomia e Negócios, que acontece nesta sexta (10) e sábado (11), no Parque da Uva. Na sexta, o horário é das 14h às 21h, e no sábado, das 9h às 21h. A Associação Comercial estará com um estande para divulgar as soluções que oferece…

Continuar lendo
Publicidade