Estudantes conversam sobre violência contra mulher em Jundiaí
Estudantes conversam sobre violência contra mulher em Jundiaí

Um grupo de estudantes do ensino médio de Jundiaí participou, nesta sexta-feira (13), de uma reunião no Paço Municipal, com Penha Maria Camunhas, assessora de Políticas para Mulher, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), para falar sobre violências contra a mulher.

O encontro foi uma iniciativa da estagiária da Prefeitura, Isabelly Maia, de 18 anos, com apoio do Departamento de Convênios e Parcerias da UGCC, local em que atua.

“Temos um grupo que reúne jovens do Sesi, de escolas públicas e privadas, chamado Plantio de Ideias. Queremos quebrar o paradigma de que os órgãos públicos têm que fazer tudo. Queremos propor ideias e, hoje, debater sobre a violência contra a mulher”, conta.

A assessora de Políticas para Mulher abordou a Lei Maria da Penha e suas aplicações, além de apresentar o trabalho realizado pelo município no acolhimento as vítimas de violência e as articulações para a criação de uma rede de proteção.

Um avanço importante, a criação da Patrulha Guardiã Maria da Penha, resultado de uma Lei Municipal, também foi destacada.

[tdj-leia-tambem]

“É muito gratificante conhecer jovens com tamanho interesse em discutir políticas públicas, mas do que isso, com vontade de realizar ações. Nós, como funcionários públicos, precisamos incentivá-los e apresentar o caminho certo para que as ações previstas tenham respaldo legal. O evento de hoje, coordenado pela Penha, demonstra busca pela qualidade nos assuntos debatidos por essa nova geração”, avalia o diretor do Departamento de Convênios e Parcerias, Tales Calegari.

O vereador Faouaz Taha, presidente da Câmara Municipal, esteve presente à reunião.