
A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) realiza um estudo para avaliar os impactos da criação de uma terceira faixa, exclusiva para ônibus, na avenida Jundiaí nos dias 17 e 18 de outubro. A medida visa atender as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana aprovado em abril. O objetivo é melhorar a fluidez no trânsito e incentivar o uso do transporte público.
Nos dias do estudo, as equipes da UGMT estarão presentes por toda a extensão da avenida. Lá, eles irão orientar os motoristas, tirar dúvidas e realizar as pesquisas. As vagas para veículos particulares estarão disponibilizadas nas vias adjacentes à avenida Jundiaí. Além disso, há a possibilidade de utilização dos bolsões existentes no Ginásio do Bolão e Parque da Uva. Devido ao Varejão Noturno, na terça-feira (18) permite-se estacionar em frente ao Parque da Uva até as 14h.
“Vamos iniciar os estudos para encontrar alternativas que nos possibilitem melhorar a mobilidade nos pontos com maior fluxo de veículos. O monitoramento será feito de forma constante para que a gente oriente a população e faça os ajustes necessários”, comenta o Gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
Pela avenida Jundiaí circulam 10 linhas do transporte coletivo urbano, além de linhas intermunicipais, fretadas e rodoviárias. Nos horários de pico, com maior fluxo de veículos, contabilizaram em média 60 veículos por hora/sentido. O Plano de Mobilidade Urbana foi aprovado pela Lei Municipal n°13.686/2022.
[tdj-leia-tambem]