
No mês de agosto, Jundiaí foi palco de um evento voltado para as boas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), sigla traduzida do inglês que abrange questões ambientais, sociais e de governança. O Fórum ESG – Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos aconteceu no auditório do CIESP em Jundiaí e foi promovido pelo Sebrae-SP em parceria com CIESP, Senac, Senai, Sesi e UniAnchieta ESG Conect Lab.
O evento também contou com workshops, incluindo a oficina “Desenvolvimento de Cadeias de Suprimentos Sustentáveis”, liderada por Marcelo Paranzini, gerente regional do Sebrae-SP em Jundiaí. Durante a oficina, foram apresentados desafios e oportunidades para que médias e grandes empresas possam implementar práticas ESG em pequenos negócios que integram suas cadeias de suprimentos.
Paranzini ainda destacou os resultados do programa “Conexões Corporativas” do Sebrae-SP, que visa auxiliar médias e grandes empresas na disseminação de boas práticas ESG para pequenos negócios. Ele afirmou que o Sebrae, como especialista em pequenos negócios, tem um papel estratégico na sensibilização e disseminação das práticas de ESG, o que possibilita resultados mais efetivos.
“Ter como parceiro o Sebrae, especialista em pequenos negócios, para sensibilizar e disseminar os conteúdos de ESG que as médias e grandes empresas têm como estratégicos para a sua cadeia de suprimentos, possibilita maior efetividade para os resultados, uma vez que o Sebrae detém conhecimentos e metodologias para viabilizar que os pequenos negócios implementem as ações que a média e grande empresa precisa”, ressaltou Paranzini.
Sebrae-SP trouxe benefícios ambientais e econômicos do ESG
A crescente conscientização sobre questões ambientais, sociais e de governança nos últimos anos tem gerado uma transformação significativa no mundo dos negócios. ESG se tornou um fator crucial na avaliação de empresas e instituições financeiras, refletindo uma mudança profunda nas expectativas de investidores, consumidores e outras partes interessadas. Esse novo cenário exige um compromisso mais robusto e transparente com a sustentabilidade e a ética corporativa.
Segundo Marco Antônio Ramos, consultor de negócios do Sebrae-SP, adotar práticas ambientais sustentáveis pode trazer vantagens econômicas para pequenos empresários. Ele afirmou que “medidas simples, como a redução do consumo de energia e a gestão eficiente de resíduos, podem diminuir os custos operacionais e melhorar a eficiência”.
Além disso, Ramos destacou que muitos consumidores hoje em dia preferem apoiar empresas que demonstram responsabilidade ambiental, o que se torna uma vantagem competitiva significativa.
“Pequenas ações, como a escolha de fornecedores locais e sustentáveis ou a implementação de programas de reciclagem, podem não apenas ajudar o meio ambiente, mas também fortalecer a imagem da empresa e atrair uma clientela mais consciente”, disse o consultor.
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