Da esquerda para direita: Gustavo, Caio e Kauan
Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal

Três ex-alunos do SENAI Jundiaí foram selecionados para representar a região sudeste na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2025, o maior evento científico e tecnológico do Brasil. Gustavo Henrique Berto da Silva, Caio Freitas Gomes e Kauan Florêncio Alves desenvolveram um projeto que propõe a incorporação da lignina, trazendo uma alternativa sustentável para a indústria de plásticos.

O projeto

A lignina é um polissacarídeo natural encontrado na casca das árvores e representa cerca de 30% da composição de uma árvore. No entanto, devido ao desmatamento e ao descarte inadequado desse material, seu potencial ainda é pouco explorado. O projeto dos ex-alunos do SENAI Jundiaí busca transformar essa realidade ao demonstrar como a lignina pode melhorar a resistência dos plásticos, contribuindo para um destino mais sustentável desse recurso.

Com técnicas simples de incorporação, os estudantes verificaram a viabilidade da lignina em diversas aplicações industriais. Empresas já estão explorando seu uso na produção de etanol de segunda geração e até como verniz para tintas. Além disso, os testes conduzidos pelo grupo mostraram que a lignina pode ser incorporada em produtos alimentícios, com uma adesão de 100%.

Reconhecimento e apoio

O projeto foi premiado na Mostra de Ciências da Siemens, garantindo o patrocínio da instituição para a participação na FEBRACE. Agora, os jovens cientistas buscam mais apoio para conquistar uma boa classificação na feira.

Entre os dias 24 e 28 de março de 2025, a FEBRACE acontecerá na Universidade de São Paulo (USP), e a equipe precisa do seu voto para avançar na competição. Para ajudar, basta acessar o link, curtir o vídeo do YouTube e registrar seu apoio:

VOTE AQUI!

[tdj-leia-tambem]