
A Casa dos Operadores na Estação de Recalque da DAE, espaço de onde sai a água para o abastecimento de toda a cidade de Jundiaí, está de cara nova. Além de maior conforto o espaço agora também recebeu acessibilidade.
O local, utilizado pelos servidores das Gerências de Tratamento de Esgoto e Operações da Estação Elevatória de Água Bruta do Jundiaí Mirim, o Recalque, foi inaugurado nesta segunda-feira (21) e contou com homenagem ao ex-funcionário Gutemberg José Cobucci, que agora dá o nome para a casa.
Novos banheiros, copa e vestiário foram construídos. Chefias e encarregados também ganharam novas salas. O antigo fotto de madeira foi substituído por drywall e o espaço ainda recebeu nova iluminação e tomadas. Com o objetivo de garantir o acesso de cadeirantes, uma rampa foi construída.
Pisos, azulejos, portas, janelas e revestimento externo foram trocados. A Casa dos Operadores também ganhou nova pintura e mobiliário. O investimento na reforma, realizado pela RW Engenharia, foi de R$ 206 mil.

“Encontramos alguns problemas aqui e agora o equipamento está em ordem para os funcionários. Mas não é só a transformação física que esse espaço representa, mas a transformação que o Gutemberg entregou às pessoas”, disse o Diretor Presidente da DAE, Eduardo Palhares, em referência ao ex-funcionário que nomeia o local.
Homenagem
Viúva do ex-funcionário, Carolina Cobucci estava presente durante a inauguração do espaço reformado e falou sobre a homenagem. “Muito emocionante. Muito merecido. Foram muitos anos de trabalho na empresa e acredito que ela está muito contente de ver isso tudo”, contou.

Conhecido como Guti, o ex-funcionário faleceu em 2006, após 32 anos de trabalho na DAE. Ele iniciou seu trabalho como motorista na empresa em 1974 e, anos mais tarde, foi promovido a Encarregado de Operador de Bomba da Estação de Recalque do Jundiaí Mirim. Era querido por todos e conhecido por sua gentileza e simplicidade.
“Aos domingos cozinhava para todos aqui”, relembrou ainda a viúva.

Nivaldo de Freitas Mendonça, chefe da Seção de Recalque de Esgoto, entrou na empresa em 1995 e de cara se tornou um grande amigo de Guti. “Era como um segundo pai para mim. Um grande amigo para todos aqui”, afirmou o funcionário.
Agora, com o nome de um grande amigo de todos ali, os funcionários poderão desfrutar do novo espaço. “Fazia tempo que pedíamos por essa reforma. Ficou um ambiente mais limpo e agradável”, finalizou.