
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí abre neste sábado (28) a exposição “Jundiaí Terra da HQ”, uma mostra que reunirá obras de 28 quadrinistas, com a curadoria de Ede Galileu. A exposição estará disponível no piso superior da Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, na Rua Barão de Jundiaí, no Centro.
“O mercado brasileiro de HQ não é tão sólido como o norte-americano, japonês ou europeu. Porém, há alguns anos, a publicação autoral independente cresceu muito, revelando talentos e ótimas obras para todo tipo de público”, comentou Galileu.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 17h, e a entrada é gratuita. A lotação máxima da Pinacoteca será de 50 pessoas, conforme estabelecido pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).
[tdj-leia-tambem]
De acordo com o curador, alguns artistas são nascidos em Jundiaí, e outros vieram de fora e até mesmo um dos maiores nomes da HQ nacional que faleceu em 2008, Gedeone Malagola, foi importante para o reconhecimento da arte.
Para o gestor de Cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni, a exposição é uma oportunidade para que o público conheça o potencial do segmento artístico da cidade.
“Quando Jundiaí recebe a exposição ‘Chico Bento – 60 Primaveras’, de Mauricio de Sousa, um ícone do HQ, reabrindo a Pinacoteca, entendemos que ter as duas mostras simultaneamente proporciona ao público conhecer essa manifestação artística e ao artista de expor sua arte, sendo essa a nossa proposta de trabalho na Unidade de Gestão que é a de valorização dos nossos talentos”, disse.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4586-2326.