onca-mundo-das-crianças-compressed
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A exposição Zoo Urbano estará pelos próximos meses no Mundo das Crianças, com 10 esculturas de animais, a partir de materiais recicláveis, construídas por diversos artistas que pregam a reciclagem e a preservação do meio ambiente.

Um dos destaques é o “Gato Salem”, inspirado no gato da série Sabrina, Aprendiz de Feiticeira. O felino foi produzido a partir de 116 km de fitas VHS que foram retiradas do lixo. Outra atração é a Onça Angra, única escultura que será doada ao parque. Feita 100% em metal, ela permanecerá exposta de forma permanente.

As obras gigantes geram, além de diversão, um grande impacto aos visitantes e, por serem feitas com materiais reciclados, proporcionam reflexões quanto a transformar o lixo em obra de arte.

O apelo ambiental é a principal característica da exposição. Algumas esculturas foram feitas com a utilização de materiais reciclados fornecidos pelo Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) de Jundiaí.

“Trouxemos estas obras ao Mundo das Crianças com o objetivo de criar gerações que respeitem o meio ambiente. Nossas crianças aprendem desde cedo a importância da preservação ambiental e a responsabilidade que todos temos neste processo”, comenta o prefeito Luiz Fernando.

exposição-zoo-mundo-das-crianças
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A exposição permanecerá no Mundo das Crianças até março do ano que vem.

Com todas as esculturas feitas de materiais recicláveis, muitos deles interceptados do lixo e ressignificados pelos artistas brasileiros Bel Borba (pássaro), Betto Damasceno (anta), Sueli Parisi (gato), Subtu (macaco), Renê Muniz (peixe), Rita Caruzzo (beija-flor), Fernando Berg (capivara), Jota. C (teiú) e Fábio Souza (onça parda e arara).

“Para nós foi uma grata surpresa poder expor nossas obras em um parque tão bonito quanto este. Fomos muito bem recebidos por todos e com certeza este é o lugar mais bonito em que já estivemos. Hoje, trouxemos 10 esculturas, mas temos um número de mais de 50 obras já expostas em outras ocasiões”, comenta Sueli Parisi, diretora geral do projeto.

[tdj-leia-tambem]