
15 anos de história conectando pessoas e lugares
O Expresso Turístico da CPTM completou 15 anos de operação neste último dia 18 de abril, um marco importante para o turismo do Estado de São Paulo. Para celebrar a data, uma grande festa foi realizada no Espaço Expressa em Jundiaí, segundo destino mais procurado pelos passageiros do trem, logo após Paranapiacaba.
Jundiaí: um destino acolhedor e cheio de atrativos
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, recebeu os cerca de 400 convidados presentes na comemoração, incluindo o presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro. Em seu discurso, o prefeito destacou a importância do Expresso Turístico para o desenvolvimento do turismo na cidade:
“Os 15 anos do Expresso Turístico representam um marco para Jundiaí e para os empreendimentos turísticos da cidade. Os visitantes, assim que chegam à cidade, sentem imediatamente a atmosfera e o clima acolhedor que predomina, principalmente, nas nossas Rotas Turísticas.”
Durante a festa, os visitantes puderam aproveitar diversas atrações culturais e gastronômicas, como shows musicais, apresentações de dança e degustação de pratos típicos da região.

Uma viagem no tempo a bordo de um trem histórico
O Expresso Turístico parte da Estação da Luz, na capital paulista, e leva os passageiros para uma viagem inesquecível pelas paisagens do interior do Estado. O trem é composto por carros de aço inoxidável fabricados na década de 60 e tracionados por uma locomotiva a diesel. Ao longo do percurso, monitores informam sobre a história da ferrovia paulista e das estações da CPTM.
Um sucesso entre os turistas
Desde o início das suas operações, o Expresso Turístico já transportou mais de 200 mil pessoas. Somente para Jundiaí, o número de passageiros entre janeiro e março deste ano foi de 2.063, um aumento de 66,9% em relação ao mesmo período de 2023. Para este ano, a CPTM estima transportar um total de 36 mil visitantes para os três destinos: Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí.
Mais do que um passeio, uma experiência
Para as funcionárias da área de Segurança da CPTM, Edilene, Cristiane e Katty, que participaram do passeio até Jundiaí, a experiência foi muito positiva:
“São 26 anos já trabalhando na empresa e nunca tinha vindo a Jundiaí. É muito legal ver que a história da ferrovia aqui é preservada com esse espaço maravilhoso”, disse a agente Edilene Aparecida Matos de Almeida Melo, moradora de Suzano, na Grande São Paulo.
O Expresso Turístico é mais do que um simples passeio de trem. É uma oportunidade de conhecer a história do Estado de São Paulo, apreciar a beleza das paisagens do interior e vivenciar a cultura local.

