Foto de cadeirante em frente de impressora 3D
Alessandro Alexandrino é atleta do Peama há 6 anos e recordista brasileiro de arremesso de club; interesse em desenvolver equipamentos para treinamento (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

Já imaginou ter à disposição equipamentos de treinamento para a modalidade de arremesso sem a necessidade de passar pela burocracia da importação? Com o Fab Lab, em Jundiaí, isso é possível.

O laboratório é fruto da parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e do Serviço Social da Indústria (SESI), além de atender aos alunos e professores da rede municipal.

Com a ideia de apresentar os mais variados equipamentos de última geração, o Fab Lab disponibiliza os dispositivos para uso gratuito também da população.

Peama desenvolve projeto para ajudar atletas

Alessandro Alexandrino dos Santos, de 33 anos, é um dos que aproveita a oportunidade. Ele ficou tetraplégico há 16 anos, após um acidente em uma lagoa. Há 6 anos ele integra a equipe de atletismo, na modalidade de Arremesso de Clube e de Disco, do Peama.

“A oportunidade de desenvolver protótipos de equipamentos pelo Fab Lab é uma novidade para mim”, diz o atleta, que destaca a importância de usar o espaço para desenvolver projetos de modo gratuito.

Ele atua em conjunto com os professores Rhonan Louro Rodrigues e Rafael Fernando Silveira, ambos do Peama, juntamente com a equipe do Fab Lab, para o desenvolvimento de clubs (objetos que são arremessados nas provas) e discos com pesos variados para uso em períodos variados.

Rhonan explica que os equipamentos oficiais são importados da Inglaterra, com custo em libras e toda a burocracia de importação, mas com o Fab Lab é possível desenvolver protótipos e coloca-los para uso, para verificar durabilidade e rendimento.

Espaço

O Fab Lab conta com computadores, ferramentas, impressoras 3D, plotter de recorte, fresadora de precisão, máquina de costura e TV conectada à internet que permite o contato em tempo real dos alunos com os cerca de 1,6 mil laboratórios espalhados pelo mundo para a troca de experiências e busca de soluções conjuntas. Com iluminação e climatização adequadas, o espaço conta ainda com ambiente com sofás e cadeiras, para o relaxamento.

“Jundiaí é a primeira cidade a contar, a partir de uma parceria com o SESI, com um Fab Lab educacional municipal aberto para que a população possa utilizar os recursos inovadores disponíveis para que a população possa empreender a partir do apoio do espaço público”, ressalta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Para o guru do Fab Lab de Jundiaí, Guilherme Vale dos Santos, responsável pela organização do uso do maquinário pela população, basta ao interessado buscar pelo espaço para desenvolver a ideia.

Em um ano de funcionamento, passaram pelo laboratório mais 2 mil alunos, 700 professores e 100 munícipes.

Para usar os equipamentos basta agendar pelo telefone 4588-5377. Os horários disponíveis para a população são de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h.

[tdj-leia-tambem]