
Inaugurada em 1993 e operada desde 2003 pela Coca-Cola FEMSA Brasil, a fábrica de Jundiaí se destaca pela sua eficiência no consumo de água. Desde o início de suas operações, reduziu em mais de 70% a quantidade de água utilizada em todo o processo produtivo para fabricar um litro de bebida.
Um exemplo disso é a redução de aproximadamente 38% no consumo/hora de água na higienização de garrafas retornáveis nas lavadoras, equipamentos que mais utilizam o recurso, após instalação de um inovador controle eletrônico de consumo em tempo real.
A planta adota ainda a recuperação da água das lavadoras e da higienização de embalagens para reuso. A medida, bem como a otimização do tempo de limpeza e esterilização dos equipamentos de envase, resultam em menor captação de água. Sanitários, vestiários e refeitório também receberam melhorias em suas instalações hidráulicas para redução de consumo.
[tdj-leia-tambem]
Em complemento a essas ações, a fábrica promove campanhas de educação ambiental entre seus colaboradores com objetivos de economia de água e energia, como o Projeto RenovAção de Educação Ambiental. Em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, promove a coleta seletiva e a educação ambiental entre alunos da rede municipal.
Destaca-se ainda o projeto Geração + Verde, realizado pela Prefeitura de São Paulo em parceria com a empresa e a Fundação SOS Mata Atlântica, para a recuperação de bacias hidrográficas e restauro florestal em São Paulo.