
Em Jundiaí, felizmente existem dezenas de grupos de voluntários solidários que fazem arrecadações e doações para pessoas em vulnerabilidade na cidade. Um desses grupos é o “Os Solidários”. Todo penúltimo sábado do mês, o grupo vai até as ruas do Centro para entregar refeições e roupas para pessoas em situação de rua.
Hoje, o grupo tem cerca de 20 voluntários que se dividem em tarefas como preparar as marmitas, separar as roupas e realizar as doações. Como as ações acontecem no final do mês, nos dias que antecedem as doações o grupo recebe arrecadações a partir da população jundiaiense, que colabora com a iniciativa.

De acordo com o grupo, todos os meses são entregues entre 80 e 120 marmitas. O kit sempre acompanha água, uma sobremesa, frutas. Além disso, montam doações com cobertas, calças e outras roupas para quem mais precisa.
“Os Solidários” se juntaram cerca de um ano depois do início da pandemia da Covid-19. “A inspiração veio de um grupo da cidade de Santos, que se chama ‘Marmita Solidária Dente de Leão’. Eles começaram a fazer as ações em Santos, logo em seguida resolvemos também colocar em prática o serviço social aqui em Jundiaí”, explicam.
Um dos integrantes do grupo, Jorge Barr, conta que famílias em vulnerabilidade também entram em contato e recebem assistência do grupo para o que precisam.

Doar é um ato de amor
De acordo com Barr, grande parte das doações chegam através das redes sociais, onde o grupo posta as entregas e preparo das próximas ações.
Hoje, a página do Instagram d’Os Solidários conta com cerca de 700 seguidores, mas a intenção é aumentar o número. Assim, consequentemente, os voluntários esperam recebem cada vez mais ajuda, principalmente em momentos como esse pós-chuvas, onde muitas pessoas perderam tudo o que tinham, e ainda há pessoas em situação de rua precisando de amparo.
“Acreditamos que o jundiaiense é um povo unido, sempre pronto para fazer o bem.”

Mesmo com toda a chuva desse final de semana, os voluntários foram até o Centro para concretizar o trabalho. “Hoje não só moradores de rua receberam as refeições, mas também pessoas que estavam no hospital São Vicente passando por consulta”, destacam.
Para colaborar com doações, basta entrar em contato pelo WhatsApp (11) 96860-1952 ou no Instagram via direct @_ossolidarios.
[tdj-leia-tambem]