
A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) abriu oficialmente as inscrições para o Sirius, um cursinho pré-vestibular que ajuda estudantes de baixa renda a ingressar no ensino superior. Os professores são alunos voluntários do 1º ao 6º ano do curso de Medicina da FMJ.
O foco principal é o ENEM, entretanto as aulas abordam outros vestibulares como FUVEST, UNICAMP e UNESP. Os alunos da faculdade criaram o projeto em 2019. No entanto, só inauguraram em 2020, quando iniciaram as aulas presenciais, com supervisão de uma das professoras. Mas, com a pandemia, as aulas passaram a ser virtuais.
De acordo com os alunos, o nome do projeto se inspira na estrela Sirius, a estrela mais brilhante do céu noturno visível a olho nu. “Associamos o futuro brilhante dos alunos do cursinho ao brilho da estrela Sirius”, explica uma das integrantes do projeto.
“Nosso objetivo é contribuir com a inclusão social deste estudante, aumentando as chances dele entrar em uma universidade por meio do conhecimento adquirido, abrindo novos horizontes para realização de um sonho”, explica Lívia Carvalho, estudante de medicina e coordenadora do cursinho.

Inscreva-se
As inscrições para o cursinho já estão abertas e vão até dia 27 de janeiro. A FMJ disponibilizou 60 vagas e o formulário de inscrição fica neste link.
Para tornar-se aluno do Projeto, os interessados devem passar por 3 etapas:
- 20/12 – 27/01: Preenchimento do formulário;
- Pagamento de taxa de R$ 10 (via pix ou transferência);
- 05/02/22: Prova presencial com questões objetivas sobre conhecimentos gerais.
As aulas do cursinho iniciarão em março e ocorrerão presencialmente na unidade da Faculdade de Medicina de Jundiaí.
[tdj-leia-tambem]