
No dia 12 de março de 2023, a Faculdade de Medicina de Jundiaí celebra 55 anos, dedicados à formação de gerações e gerações de alunos e oferecendo uma educação de qualidade. “Ao longo dos anos, tivemos a oportunidade de ver muitos de nossos alunos se tornarem líderes em suas especialidades de atuação, contribuindo para o desenvolvimento da medicina no país e no mundo”, comenta o diretor da instituição, Prof. Evaldo Marchi.
Não foi apenas o ensino que marcou esses 55 anos de história da FMJ. “Nossa instituição também é reconhecida pela sua preocupação com o bem-estar de seus alunos, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro, onde valores são respeitados e valorizados”, complementa o diretor.
Novidades da FMJ
Em abril, a FMJ entrega a sua quarta unidade, em endereço estratégico, próximo ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). A localização visa a logística e valorizando a inovação tecnológica para o desenvolvimento do ensino da faculdade. De acordo com a FMJ, as salas estão equipadas para aulas presenciais, online ou híbridas. A nova unidade também apoiará os estudantes que atuam no Hospital São Vicente durante o período de internato (5º e 6º ano). A FMJ possui três outras unidades.
A unidade 01 tem salas de aula, anfiteatros e um auditório. Além disso, abriga o setor administrativo da instituição e um laboratório de infectologia pediátrica. Enquanto isso, a unidade 02 possui também salas de aula e anfiteatros, mas também um centro de simulação realística e vários laboratórios. A unidade 03 é dedicada à pesquisa, com diversos laboratórios e um espaço exclusivo para os pesquisadores.
Além da sala de aula
Ao ingressar na FMJ, os estudantes participam dos jogos liderados pela Associação Atlética, tem programação cultural e social idealizada pelo Diretório Acadêmico, com a possibilidade de se engajar em mais de 80 ligas acadêmicas, que constituem grupos de estudo em torno de um tema específico.
A CLEV (Coordenação Local de Estágios e Vivências) incentiva os alunos a participarem de intercâmbio internacional e também recebem estudantes estrangeiros. Os projetos de extensão colocam os alunos em contato com a população, na prática. Conheça os projetos de extensão:
- Projeto Vozes das Ruas – leva oficinas de prevenção aos bairros da cidade;
- Novo Olhar – atende população em vulnerabilidade social;
- Sorrisoterapia – atende crianças hospitalizadas;
- Sirius – cursinho popular para vestibular;
- Libras – ensino da linguagem;
- Geração – atendimento de população idosa;
- Empresa Júnior, Sustentabilidade – ações sustentáveis;
- Curie – rastreamento de câncer de colo;
- Reflexão e Oração.
[tdj-leia-tambem]
Pesquisa e Pós-Graduação
A FMJ investe em pesquisa de ponta e conta com pesquisadores de excelência que contribuem para o avanço da ciência e solução de problemas complexos na área de saúde. Através de investimentos, os pesquisadores da FMJ conseguem realizar experimentos cada vez mais complexos e precisos. Assim, geram resultados inovadores e descobertas revolucionárias.
Essas conquistas são possíveis graças à dedicação e habilidade dos pesquisadores que se esforçam para expandir os limites do conhecimento humano. A pós-graduação da FMJ tem qualidade e foco na saúde da criança, do adulto e do idoso, e da mulher. A instituição capacita profissionais que possam atuar integrada na área de educação e saúde.
Acreditação
Além disso, a Faculdade de Medicina de Jundiaí é acreditada pelo SAEME, e sustenta notas relevantes em avaliações externas. O SAEME destaca a qualidade dos professores, o comprometimento da instituição em oferecer um ensino de excelência e a sólida e robusta infraestrutura. O processo de acreditação é um importante reconhecimento de qualidade e excelência no ensino. Para obter o selo de acreditação, a Faculdade de Medicina de Jundiaí passou por uma avaliação rigorosa em diferentes áreas, como infraestrutura, corpo docente, grade curricular e qualidade do ensino.
Ano Comemorativo
Ao longo do ano, a FMJ promoverá ações comemorativas com calendário repleto de eventos. A primeira atividade será a aula inaugural com a ex-aluna da FMJ e renomada ginecologista e obstetra, professora titular da especialidade na Unicamp, Eliana Martorano do Amaral. A aula acontece no dia 13 de março, às 9h no anfiteatro Pedro Fávaro com o tema: qualidade de formação do médico: o essencial, o ideal, a excelência.