
A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) promove o 15º Congresso Médico Acadêmico (CMA) sobre diversos assuntos relacionados ao cotidiano médico. Para garantir mais interação e promover dinâmica aos participantes, foram utilizados recursos em audiovisual durante o bate papo virtual.
“No começo, não fiquei muito motivado quando percebi que meu primeiro congresso médico seria virtual. Mesmo assim, resolvi participar. Não demorou 5 minutos para eu mudar minhas expectativas. Fiquei surpreso com a organização, com o site do Congresso que simula os auditórios e os “stands” em ambientes virtuais. Minha maior dificuldade foi escolher qual palestra assistir!”, comenta o aluno do 2° ano da FMJ, Rodrigo Torres.
Com mais de mil inscritos previamente, o congresso diversificou os temas e escolheu palestrantes de destaque na especialidade. “O XV CMA está sendo uma oportunidade única para o aprendizado das mais diversas áreas da medicina. A plataforma oferece uma imersão completa no evento. Todas as palestras estão de altíssimo nível”, comenta o aluno Pedro Dresh.
O congresso possui a supervisão dos professores: Dr. Eduardo Pontes e Dra. Ana Lucia Carrasco, com organização de mais de 30 discentes da FMJ. Na manhã desta sexta-feira (14), os assuntos foram sobre Empregos na Medicina, Sepse, Medicina Integrativa, Autópsia em Covid, Educação Financeira, Medicina de Emergência e Estilo de Vida. Na parte da tarde, os temas abordados serão: mortalidade materna, prescrição em medicina integrativa, osteoporose e obesidade, uso medicinal da cannabis, medicina tradicional chinesa, nutrologia e câncer de mama.
Último dia
Amanhã, dia 15, será o último dia de evento e os temas abordados serão: oncologia do futuro, alergia alimentar, suicídio, leucemia, violência sexual, medicina do esporte, cuidados paliativos, iInfarto e autismo.
Por volta das 13h, haverá dois palestrantes internacionacionais, na Sala Virtual, 3 e 4, o médico Antoni Soriano Arandes, Pediatra e Epidemiólogo que trabalha na Unidade de Infectologia Pediátrica do Hospital Universitari Vall d’Hebron, Barcelona (Catalonia, Spain) falando sobre Arboviroses e o médico João Carlos das Neves Pereira, cirurgião torácico do Hopital Europeen Georges Pompidou da Université Paris 5 falando sobre programa perioperatorio internacional em cirurgia torácica.
Para encerrar o congresso, o médico Eduardo Alexandrino Servolo de Medeiros ministra uma palestra sobre Covid19: Desafios com Novas Variantes e a vacinação. O Congresso pode ser acessado apenas por pessoas inscritas previamente, pelo link.