Campanha de prevenção ao câncer de pele da Faculdade de Medicina de Jundiaí
Foto: Faculdade de Medicina de Jundiaí

A campanha “Dezembro Laranja” em prol da prevenção do câncer de pele, promovida pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, acontece anualmente há mais de 20 anos e, neste ano, bateu recorde de atendimentos. Com a participação de 60 profissionais, o evento ocorreu das 8h às 14h no Ambulatório de Especialidades da FMJ.

De acordo com a FMJ, foram distribuídas mais de 800 senhas e realizados cerca de 20 procedimentos imediatamente, incluindo biópsias e cirurgias. “Tivemos várias lesões suspeitas sendo biopsiadas, muitos colegas envolvidos e estamos conseguindo ajudar bastante gente”, finaliza Juliana Areas, dermatologista e coordenadora da campanha deste ano.

Fluxo de atendimento na campanha da Faculdade de Medicina de Jundiaí

O fluxo começava com a recepção dos pacientes, que recebiam uma senha de atendimento ao entrar na instituição. Ao longo da manhã, eram chamados e atendidos por dermatologistas, que examinavam minuciosamente cabeça, rosto, mãos, pés e todo o corpo dos pacientes. Aqueles com suspeita de malignidade eram encaminhados imediatamente para o centro cirúrgico, enquanto outros saíam aliviados ao descobrir que suas lesões não eram graves.

“A campanha é preparada com bastante antecedência. Viemos auxiliar as pessoas e aliviar a demanda. Há mais de 20 anos temos essa campanha e, a cada ano, esse número aumenta”, disse Sandra Chequin, coordenadora do ambulatório.

Margarete Barreto Tegão, paciente, veio devido à importância do câncer de pele. “Já faço acompanhamento na FMJ e já fiz cirurgia. Trouxe minha irmã para ser atendida aqui e soube da campanha nas mídias sociais. Acho importante a iniciativa. Tenho predisposição genética e estou sempre me monitorando para não correr riscos maiores”.

[tdj-leia-tambem]

Campanha de prevenção ao câncer de pele da Faculdade de Medicina de Jundiaí
Foto: Faculdade de Medicina de Jundiaí