Membros da FMJ em sala de simulação
Manequins ajudarão estudantes a simular dia a dia na profissão. (Foto: FMJ)

Alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí, a FMJ, vão testar práticas clínicas e cirúrgicas em um novo ambiente. Mais amplo e aparamentado, o “Centro de Habilidades e Simulação Realística Multiprofissional e Multidisciplinar”, inaugurado no sábado (23), vai permitir que os estudantes se preparem para atender pacientes humanos.

Na sala, com manequins que imitam pacientes, expressam sons, movimentam e sintomas, os alunos de Medicina, sob orientação dos professores vão fazer cirurgias, partos e atendimentos de emergência, além de consultas, domiciliares ou ambulatoriais, com ou sem acompanhante.

“É um preparativo. São ambientes diferentes daqueles vivenciados nas salas de aula, que trazem situações práticas”, afirma o Prof. Dr. Edmir Lourenço. “Essa abordagem também envolve a humanização, que já faz parte da nossa diretriz curricular”, completa.

Leitos com manequim em maca
Alunos de Medicina testarão procedimentos cirúrgicos e partos em bonecos que simulam situações reais. (Foto: FMJ)

De acordo com o professor, o espaço poderá ser utilizado por alunos do 1º ou 6º ano do curso e para treinamentos externos, para treinamento de profissionais de saúde.

[tdj-leia-tambem]

“Desenvolvemos uma ligação com o anfiteatro, assim, as atividades do Centro podem ser transmitidas, em tempo real, a mais de 60 pessoas”, destaca Dr. Edmir.

Segundo a prof. Dra. Flávia Lilalva, coordenadora do centro, o objetivo é contribuir para a formação dos futuros médicos. “A expectativa é que a geração de profissionais tenha uma formação humanizada e de excelência, em diferentes níveis de aprendizado, baseada na pesquisa, no conhecimento científico e no aprimoramento de habilidades técnicas”, explica.

“A vivência da simulação é transformadora. Permite que o estudante se desenvolva, sem ter praticado ainda diretamente em seres humanos, enfatizando a imprescindível inclusão da humanização na prestação de serviços de saúde”, finaliza Edmir Lourenço.

Manequins com partes do corpo humano
Centro de Simulação, mais amplo e equipado, foi inaugurado no sábado (23). (Foto: FMJ)