
Amantes dos desfiles das escolas de samba no Carnaval de Jundiaí terão que esperar pelo menos mais um ano para as festividades. Na manhã desta segunda-feira (20), a Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí realizou uma reunião de planejamento junto a representantes da Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (Lijunes) e detalharam o cenário financeiro da pasta, que impedirá a realização do evento tradicional.
Participaram da reunião a gestora de Cultura, Clarina Fasanaro e diretores da pasta. Estes apresentaram ao presidente da Liga, Everson Cirino, e ao primeiro secretário, Anderson Araújo, os trâmites necessários e os impedimentos legais de destinação de recursos públicos sem a devida contrapartida.
Essas questões inviabilizam a realização do desfile das escolas para este ano dentro do plano de trabalho apresentado em Maio de 2024 pela Liga à Prefeitura, que não deu prosseguimento às ações necessárias.
“Aplicando os 30% de frustração no orçamento destinado à Cultura em 2024 pelo Plano Plurianual (PPA) da última gestão, chegamos a cerca de R$ 400 mil destinados ao fomento da cultura carnavalesca no ano de 2025, aporte que corresponde a uma parcela significativa do orçamento anual para todas as ações culturais no ano”, declarou Clarina. “No entanto, conforme exigido pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) para repasses desta natureza, exige-se a realização de contrapartidas, que, no caso do Carnaval, são workshops, oficinas e atividades culturais junto às comunidades, culminando no desfile na avenida.”

“Como não houve o prosseguimento em 2024 dos trâmites do Termo de Fomento, não há tempo hábil para o cumprimento de todas as etapas legais com desembolso do recurso público para a realização do desfile ainda este ano. Por isso, sugerimos que a Liga em acordo com as escolas de samba proponham um novo plano de trabalho coerente com a nova realidade financeira e com um cronograma definido de contrapartidas para que se realize o desfile no próximo ano”, finalizou a gestora de Cultura.
Durante o encontro, a Unidade de Gestão reiterou seu compromisso com a Cultura do Carnaval e de todos os trabalhadores e membros da comunidade envolvidos, e tratou ainda com os representantes da Lijunes sobre novas alternativas para o fomento e otimização da destinação de recursos para sua realização. A direção da Lijunes comprometeu-se a tratar da pauta com os representantes das oito escolas que compõem a Liga para, então, definir um novo plano de trabalho junto à Prefeitura de Jundiaí.
Nota Oficial da Lijunes
Em respeito à nossa comunidade, à cultura do samba e a todos que se dedicam de corpo e alma ao nosso carnaval, a Lijunes vem a público esclarecer a situação envolvendo o cancelamento do Carnaval 2025.
Na manhã do dia 20, durante uma reunião com a Secretaria de Cultura, foi anunciado o cancelamento do Carnaval 2025 devido à falta de recursos e ao tempo insuficiente para a elaboração de um plano de trabalho viável. É importante ressaltar que a LIJUNES ENCAMINHOU PARA A PREFEITURA TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DO CARNAVAL 2025, o que torna a decisão da prefeitura de não dar continuidade ao processo ainda mais lamentável.
Entendemos a complexidade do momento e as dificuldades enfrentadas. No entanto, em conjunto com os presidentes das escolas de samba, a Lijunes não aceitou a proposta apresentada pela Cultura. Estamos comprometidos em buscar alternativas e, por isso, recorreremos da decisão. Nos próximos dias, apresentaremos uma contraproposta, na esperança de reverter essa situação e garantir que a tradição do nosso carnaval seja mantida.
Pedimos a compreensão e o apoio de todos os envolvidos neste momento delicado e reafirmamos o nosso compromisso com a preservação e a valorização do samba e de nossa cultura.
Carnaval de Jundiaí ainda terá blocos de rua
O credenciamento dos proponentes interessados no desfile de blocos de rua para o Carnaval 2025 segue aberto, por meio de formulário on-line, até este domingo (26). No edital de credenciamento nº 01/2025, publicado entre as páginas 30 e 32 da edição 5580 da Imprensa Oficial, os interessados podem conferir todos os detalhes, que incluem as obrigações previstas para cumprimento da Prefeitura e as contrapartidas obrigatórias dos proponentes habilitados para a realização dos desfiles.
A previsão para realização dos desfiles de blocos vai dos dias 23 de fevereiro até o dia 03 de março.