
Dezenas de famílias se reúnem no domingo (6) para uma caminhada em prol da conscientização da paralisia cerebral, a deficiência física mais comum na infância e, também, uma das menos compreendidas. O ato acontece na avenida Nove de Julho, a partir das 10 horas.
Organizada pela clínica Pediatherapies, com o apoio da Prefeitura de Jundiaí, empresas da região e do deputado estadual Alexandre Pereira, a caminhada tem como objetivo chamar a atenção para o tema e dar visibilidade às pessoas com paralisia cerebral, lutando pelos seus direitos e pela conquista de espaço na sociedade. “O Brasil precisa de mais ações para discutir a Paralisia Cerebral. Ainda existem muitas dúvidas. Eu pesquiso muito sobre a Paralisia, já que acompanho o tratamento do meu filho. Fico feliz que, aos poucos, estamos avançando, e de saber que existem muitas pessoas dispostas a ajudar”, ressalta Ana Paula Brunetti, mãe de um menino de 7 anos com paralisia. Ela foi a grande idealizadora da caminhada.
[tdj-leia-tambem]
Ações como essa acontecerão em todo o mundo. Em Jundiaí, das 600 crianças atendidas pela clínica, pelo menos metade são pacientes com paralisia.
O deputado Alexandre Pereira diz que ele tem visto o trabalho de entidades filantrópicas, clínicas e hospitais, com o objetivo de preparar pessoas com deficiências para que possam ter autonomia em atividades do dia a dia. “Ainda temos muito o que fazer para conseguirmos dar oportunidades e incluir as pessoas com deficiência na sociedade. É gratificante participar dessa caminhada em Jundiaí”, comenta o deputado.
A concentração do ato acontece no bolsão embaixo do viaduto da avenida Jundiaí com distribuição de bexigas, de água e de pipoca. A organização sugere que os participantes utilizem alguma peça de roupa em tons de verde, cor oficial da Campanha da Paralisia Cerebral.