Profissional de saúde aplica vacina contra a febre amarela em um morador à beira da estrada em área rural de Jundiaí durante ação casa a casa.
Jundiaí amplia vacinação casa a casa contra febre amarela em bairros rurais (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí segue reforçando as ações de prevenção contra a febre amarela, e neste sábado (22), mesmo durante a emenda do feriado do Dia da Consciência Negra, equipes da Secretaria de Promoção da Saúde percorrem as regiões de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Caxambu e Ivoturucaia.

A iniciativa faz parte da estratégia casa a casa, que tem avançado nos bairros rurais do município para garantir maior cobertura vacinal.

Visitas das equipes vão das 8h30 às 16h

As equipes estarão identificadas e acompanhadas por veículos oficiais da Prefeitura de Jundiaí, realizando visitas domiciliares das 8h30 às 16h. Além de orientar os moradores sobre a doença, os profissionais avaliam as carteirinhas e aplicam a vacina.

Prioridade da gestão é ampliar a cobertura vacinal

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carolina de Azevedo, reforça a importância da ação. “A vacinação casa a casa contra a febre amarela é uma das principais prioridades da gestão na área da Saúde porque, por meio dessa iniciativa, levamos proteção a uma doença que pode ser imunoprevenível ao maior número possível de moradores que residem em áreas de difícil acesso e que, por algum motivo, têm dificuldade de se deslocar até uma UBS. As ações têm sido feitas continuamente, para que o município eleve sua cobertura vacinal”, ressalta.

Entenda o esquema vacinal

A febre amarela é uma doença viral aguda transmitida por mosquitos, e a principal forma de prevenção é a vacina. O esquema vacinal recomendado é dose única para pessoas a partir de 5 anos. Crianças de 9 meses a 4 anos devem receber duas doses — a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde desde 2020.

Em Jundiaí, devido ao cenário epidemiológico atual — com dois casos confirmados este ano e um óbito — a vacinação está indicada a partir dos 6 meses de idade.