Agente da Saúde de Jundiaí aplicando vacina da Febre Amarela
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O município de Jundiaí, em São Paulo, já aplicou 2.373 doses de vacina contra a febre amarela, segundo dados da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). A meta é imunizar 100% da população que mora em áreas rurais.

No ano passado, foram aplicadas 14.292 doses de imunizante. 

A vacina é disponibilizada de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, no horário de atendimento das salas de vacinação. Não é necessário fazer agendamento. 

[tdj-leia-tambem]

Quem deve tomar a vacina?

A vacinação consiste em dose única para pessoas a partir de 5 anos. Já para crianças de 9 meses a 4 anos, o esquema inclui duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. Diante do atual cenário epidemiológico, moradores de áreas rurais estão sendo vacinados a partir dos seis meses de idade. 

A UGPS recomenda que todos verifiquem suas carteirinhas de vacinação e, em caso de dúvidas ou ausência da imunização, procurem a unidade de saúde mais próxima.

Vacinação de porta em porta 

No sábado (22), as equipes de saúde da UBS Corrupira percorrerão mais bairros rurais da região Norte em mais uma ação casa a casa para orientação aos moradores, avaliação das carteiras de vacinação e aplicação do imunizante.

Casos de febre amarela em Jundiaí

Em relação à incidência da doença, a UGPS informa que Jundiaí não registrou casos de Febre Amarela em 2024 e 2023. Em 2018 e 2017, houve o registro de um caso em cada ano.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3