Idosos
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), lançou no início de outubro o programa Feira do Bem, uma iniciativa inovadora que une segurança alimentar, fortalecimento de vínculos comunitários e valorização da agricultura familiar.

O projeto teve início no dia 3 de outubro, durante o encerramento da Semana do Idoso, e desde então vem percorrendo os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de diferentes regiões da cidade.

Primeiras edições da Feira do Bem

Na última sexta-feira (17), cerca de 30 idosos do CRAS Nordeste, que abrange a região do São Camilo, participaram da feira. Já nesta segunda-feira (20), o CRAS Leste recebeu mais 20 idosos. Ao longo da semana, o evento segue para a Casa AzulJardim Fepasa e CRAS Central, atendendo cerca de 30 pessoas em cada local.

Na próxima semana, será a vez dos CRAS Norte e Oeste, totalizando aproximadamente 250 idosos atendidos nesta primeira rodada do programa.

Incentivo à participação e inclusão social

Destinada especialmente a idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou são acompanhados pela rede socioassistencial, a Feira do Bem promove a integração entre os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, como oficinas, cursos e atividades comunitárias, e o acesso a alimentos saudáveis.

Os participantes recebem a moeda social Japi ao participarem das atividades dos CRAS. Essa moeda, com valor simbólico, pode ser utilizada para realizar compras na feira, valorizando o engajamento social e incentivando a autonomia dos idosos.

Apoio à agricultura familiar e economia local

Os alimentos comercializados são adquiridos de agricultores familiares da região, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mantido em convênio com o governo federal.

Dessa forma, o projeto estabelece um ciclo virtuoso: promove segurança alimentar entre os idosos, fortalece a agricultura familiar e movimenta a economia local.

Feira itinerante e política pública inovadora

Com caráter itinerante, a Feira do Bem será realizada mensalmente em diferentes territórios da cidade, ampliando o alcance das políticas de segurança alimentar e inclusão social.

“A Feira do Bem é uma ação inovadora que conecta segurança alimentar, inclusão e fortalecimento comunitário. Além de garantir acesso a alimentos saudáveis e de qualidade para os idosos, valoriza a participação deles nos serviços socioassistenciais e promove um ciclo virtuoso que também beneficia a agricultura familiar da nossa região. É uma iniciativa que traduz, na prática, o compromisso da Prefeitura de Jundiaí em cuidar das pessoas, fortalecendo vínculos e promovendo qualidade de vida,” destacou a secretária da SMADS, Luciane Mosca.

Valorização e dignidade para a pessoa idosa

Mais do que uma feira, o programa representa um instrumento de valorização da pessoa idosa, de fortalecimento dos laços comunitários e de promoção da dignidade e da qualidade de vida em Jundiaí.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5

[tdj-leia-tambem]