
Para auxiliar os artesãos nas vendas durante a pandemia, principalmente às vésperas do Dia dos Namorados, a Prefeitura de Jundiaí criou uma Feira Virtual do programa Jundiaí Feito à Mão. Até o próximo dia 11, as pessoas podem escolher os produtos, fazer contato com os empreendedores e pagar pelas mercadorias, tudo pela internet.
De acordo com Marcela Moro, diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, a estratégia foi criada e 23 artesãos já aderiram à modalidade de feira virtual.
“Criamos essa estratégia para gerar uma opção para eles, que estão parados há tantos meses. Estamos com 23 artesãos participando e a feira virtual acontece por meio de grupos no WhatsApp”, comentou. “Há muita variedade de produtos e o foco é o Dia dos Namorados, mas existem opções para todos os gostos, com preços bem acessíveis”.
Segundo ela, na Feira Virtual os artesãos postam os produtos ao longo do dia e os interessados fazem contato diretamente com os responsáveis pelos produtos. “Temos decoupagem, pintura em tecido, patchwork, bijuterias, macramê, crochê, brinquedos pedagógicos, bonecas de tecido, laços e velas artesanais, entre outros”, ressaltou Marcela.
Para participar e conhecer os produtos, basta clicar neste link.
Jundiaí Feito à Mão
O foco do Jundiaí Feito à Mão é criar novas formas de comercialização para os artesãos de Jundiaí. “Antes da pandemia, eram realizadas, em média, 60 feiras por ano. Além das feiras, sempre fizemos trabalhos de capacitação para os artesãos, com temas relacionados à melhoria de produtos, organização do trabalho artesanal, finanças e divulgação, por exemplo”, destacou a diretora.
[tdj-leia-tambem]
Com a pandemia, a unidade de gestão investiu na formação dos profissionais, com aulas sobre as mídias sociais e inúmeras campanhas de divulgação dos produtos. “A novidade, agora, é a Feira Virtual, que visa também estimular a comercialização”, lembrou Marcela.
Para participar, o artesão precisa produzir suas próprias peças, ser morador de Jundiaí e se inscrever pelo formulário disponível no site.