
Em Jundiaí, as feiras livres e varejões noturnos têm se destacado pela oferta de produtos frescos e de qualidade. Além disso, proporcionam um ambiente seguro e acolhedor para os consumidores. Com cerca de 35 feiras espalhadas pela cidade, esses espaços se tornaram ponto de encontro para famílias e amigos, fortalecendo o senso de comunidade.
Experiência dos frequentadores
O casal de aposentados Carlos e Sandra Prado, moradores do Jardim Pacaembu, é presença constante na feira livre da Ponte São João. Para eles, a feira oferece produtos frescos a preços acessíveis e a oportunidade de socializar. “Aqui é tudo mais fresco, os preços são bons e é sempre uma alegria, pois encontramos os conhecidos e batemos aquele bate-papo agradável”, comentam.

Outro frequentador assíduo é Marcelo Tafarelo. Junto com sua esposa Lucimara e os netos Nicolas e Alice, aproveita as quartas-feiras para passear e fazer compras na feira. “A feira é ponto de encontro das pessoas do bairro, traz sensação de segurança e tranquilidade”, destaca Marcelo.
Ações da prefeitura para aprimorar as feiras
Para garantir a qualidade dos produtos e a segurança dos frequentadores, a Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e de Segurança Municipal (UGSM), implementou diversas ações.
Fiscais atuam nas feiras verificando metragem das bancas, uso de uniformes, adequação das vendas às licenças e cumprimento de horários, além de coibir a presença de vendedores não autorizados. “A Guarda Municipal desempenha um papel vital nas feiras livres, garantindo a segurança no local e apoio à fiscalização”, afirma Ezequiel Melo, diretor do Departamento de Abastecimento da UGAAT.


Além das rondas com viaturas, a Guarda Municipal de Jundiaí intensificou o patrulhamento a pé nas feiras e varejões. “Estamos realizando o Patrulhamento Comunitário nas feiras livres, com o objetivo de garantir a segurança dos feirantes e munícipes. Manteremos nossos guardas diariamente nas principais feiras livres”, ressalta Guilherme Rigo, gestor da UGSM.
Para saber os dias e locais das feiras e varejões em Jundiaí, os interessados podem acessar o site oficial da Prefeitura.
[tdj-leia-tambem]