
A semana do Natal promete ser marcada por temperaturas elevadas em Jundiaí, com máximas que podem chegar a 35ºC nos próximos dias. A informação é da Defesa Civil, que aponta um aumento gradual do calor ao longo da semana.
De acordo com o órgão, não há previsão de pancadas de chuva até quarta-feira (24), véspera de Natal. A condição climática é resultado de um bloqueio atmosférico que atua sobre a região central do país e impede o avanço de sistemas de chuva.
Chuva pode retornar após o Natal, mas sem risco de temporais
Entre quinta-feira (25) e sábado (27), esse bloqueio começa a perder força, abrindo espaço para o retorno das precipitações em grande parte do Estado de São Paulo. Apesar disso, não há previsão de chuva forte para Jundiaí, segundo a Defesa Civil.
Mesmo com a possibilidade de mudança no tempo, o calor deve continuar predominando, exigindo atenção redobrada da população, especialmente durante atividades ao ar livre.
Defesa Civil orienta cuidados básicos durante o calor
Com as altas temperaturas, a Defesa Civil reforça algumas orientações importantes para evitar problemas de saúde:
- Manter-se bem hidratado ao longo do dia
- Evitar atividades físicas entre 10h e 16h
- Redobrar a atenção com crianças, idosos e animais
Em caso de emergência, o telefone da Defesa Civil é 199.
Nova onda de calor atinge o Brasil na semana do Natal
Além do cenário local, o Brasil enfrenta uma nova onda de calor logo na primeira semana do verão. O fenômeno atinge principalmente regiões do Sudeste, Centro-Oeste e Sul, com temperaturas bem acima da média para o mês de dezembro.
Meteorologistas consideram onda de calor quando a temperatura permanece ao menos 5 °C acima da média por cinco dias consecutivos ou mais.
Segundo a previsão do tempo, esse padrão é provocado por uma massa de ar quente e seco, reforçada pela Alta Subtropical do Atlântico Sul, que atua como um bloqueio e dificulta a formação de chuvas organizadas.
Calor persistente deve seguir até o fim da semana
Diferentemente dos últimos dias, quando o calor ocorreu de forma pontual, a tendência agora é de persistência, com vários dias consecutivos de temperaturas elevadas, ao menos até domingo (28).
O calor mais intenso deve atingir os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, além de áreas do Centro-Oeste e do extremo sul de Goiás.
No Sudeste, o destaque fica para o interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. Segundo a Climatempo, a capital paulista pode registrar máximas próximas de 35ºC, com possibilidade de recorde histórico para dezembro caso os termômetros cheguem a 36ºC.
Em todo o Estado de São Paulo, o tempo firme predomina, com sol e poucas nuvens. Enquanto a capital pode atingir 34°C, áreas do interior podem chegar a 36°C ou até 37°C.