Fernandinha Manzutti segurando um caderno
Foto: Arquivo pessoal

A jovem jundiaiense, Fernanda Manzutti, a Fernandinha, está se recuperando após receber o transplante de medula em dezembro. De acordo com a família, a menina, que luta contra a Leucemia Linfoide Aguda, segue internada no Hospital 9 de Julho, em São Paulo. No entanto, Fernandinha deve receber alta em breve.

Assim, a pequena poderá seguir com o tratamento em outro local, mas ainda próximo do hospital. “Fernanda está superando a doença do enxerto contra hospedeiro, uma enfermidade decorrente do próprio transplante. Ela encontra-se bem clinicamente, mas em recuperação lenta”, destaca o comunicado da família.

Ainda assim, recentemente Fernandinha conseguiu voltar a se alimentar com sólidos, depois de um tempo podendo apenas consumir líquidos.

“É um momento que requer muita paciência e muitos cuidados, para evitar que ela adquira qualquer outra doença. Seguimos com muita fé e sempre acreditando na cura”, diz a mãe, Melissa Manzutti

Transplante em família

No começo de dezembro, Fernandinha passou pelo procedimento de transplante de medula, mais um passo contra a doença que ela enfrenta há cerca de 3 anos. Quem doou a medula foi seu tio Lucas, irmão da mãe, Melissa, com 50% de compatibilidade.

O transplante foi indicado pelos médicos após Fernandinha ter passado pelo tratamento Car T- Cell, na Espanha, porque ainda havia presença de células cancerígenas na medula da menina. Porém, em quantidade muito reduzida em relação ao período anterior ao tratamento – de 87% de comprometimento da medula com o câncer, para 0,03%.

[tdj-leia-tambem]