
A 6ª Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços (FENS) será realizada entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro, durante os finais de semana, das 15h às 22h, no Parque da Uva. Em paralelo ao evento, ocorrerá o 3º Festival do Pastel, reunindo permissionários que já atuam nas feiras livres de Jundiaí. A programação inclui 16 profissionais, sendo sete especializados em pastelaria e nove em caldo de cana, que irão expor seus produtos nos dias 23 e 30 de agosto (sextas-feiras).
Georgea Carla Leite Casoti, diretora do Departamento de Abastecimento da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), destaca o aumento de 33% no interesse dos permissionários em relação à edição anterior, evidenciando o sucesso do festival.
“O 1º Festival do Pastel, em 2023, fazia parte da Semana do Feirante e, como a Fens seria realizada na mesma semana de agosto, resolvemos unir forças e público para que um evento complementasse o outro. O sucesso foi tão grande que resolvemos organizar o 2º e agora o 3º Festival do Pastel, o qual acontecerá nas duas sextas-feiras. O pastel e o caldo de cana são os queridinhos das feiras livres”, comenta.

O gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, espera superar o público de oito mil pessoas registrado na última edição do Festival do Pastel. Ele enfatiza a importância da colaboração entre as Unidades de Gestão, como a Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), responsável pela organização da Fens.
“Resolvemos unir forças para dar oportunidades de geração de renda aos empreendedores. O público terá a oportunidade de conhecer as delícias nos dias 23 e 30 de agosto.” Eduardo ainda ressalta que o festival acontecerá durante a Semana do Feirante e parabeniza todos os envolvidos pelo esforço e dedicação nas feiras livres.
Expectativas dos comerciantes para o Festival do Pastel
O comerciante Márcio Ohta, que atua há 24 anos no ramo de pastelaria, participará pela primeira vez do evento e está empolgado para apresentar suas receitas ao público. Ohta oferece quase 50 opções de pastéis, entre doces e salgados. “Como é a minha primeira participação e ouvindo bons comentários de quem participou das anteriores, a expectativa é grande. Vamos levar nossos pastéis tradicionais, como carne, queijo e frango com requeijão, mas também o escondidinho de carne seca com abóbora, o de couve-flor e o de marguerita”, afirma.
Outro participante, Nivanir César de Oliveira, mais conhecido como Toco, também espera superar as vendas da edição anterior, estimando a comercialização de pelo menos 2,5 mil pastéis. “Os consumidores terão à disposição pastéis sequinhos e bem recheados, com destaque para nosso pastel de costela com queijo.”
A combinação de pastel com caldo de cana é um clássico que não poderia faltar no evento. Marta Valquiria Silva Nasciben, que há 28 anos monta seu espaço em feiras livres, já planejou o cardápio para atender os clientes com diferentes combinações de garapa, incluindo gengibre, abacaxi, hortelã e maracujá. “É um espaço importante para divulgar nosso produto, por isso estamos ansiosos. A concorrência é sempre importante, mas terá espaço para todos”, comenta Marta.
Gerson Luis da Costa, participando pela segunda vez do Festival do Pastel, já se preparou para o evento aumentando o estoque de cana, com 35 dúzias da planta, o que deve render pelo menos 210 litros de caldo por dia. “Já tinham me falado do sucesso do evento, mas no último evento eu quase fiquei sem produto, por isso para esta edição aumentaremos o estoque”, afirma Gerson, que conta com parcerias para garantir o abastecimento ao longo do ano.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		